Justiça Terça-feira, 20 de Outubro de 2020, 13:14 - A | A

Terça-feira, 20 de Outubro de 2020, 13h:14 - A | A

MULTADO EM R$ 5 MIL

TRE nega recurso de candidato que chamou coronel de “Peppa Pantaneira”

THAYS AMORIM

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou por unanimidade o recurso do candidato a 1º suplente ao Senado Gilberto Cattani (PRTB), da chapa do empresário Reinaldo Moraes (PSC). Cattani foi multado em R$ 5 mil por chamar a candidata Coronel Fernanda (Patriota) de Peppa Pantaneira, em um vídeo publicado nas suas redes sociais.

Gilberto Cattani e Reinaldo Morais.jpg

 Gilberto Cattani e Reinaldo Morais. 

Em decisões anteriores da Corte, Cattani já havia sido obrigado a retirar os vídeos contra a candidata. A defesa do candidato a suplente contestou a sentença, afirmando que durante a disputa eleitoral “sempre surgem apelidos para os candidatos” e que as falas não foram ofensivas. O candidato ainda classificou a Coronel como “comunista”.

LEIA MAIS: TRE manda candidato retirar vídeos em que chama coronel de "Peppa Pantaneira"

Contudo, a defesa da Coronel Fernanda alega que as falas fazem alusão a um desenho animado que tem como personagem principal uma porca, configurando como agressão e ofensa.

Na última decisão, o juiz auxiliar de propaganda Armando Candia considerou que a fala ultrapassa o limite da disputa política.

"Ainda é importante ressaltar que a ofensa e agressão verbal ora cometida contra a candidata ao Senado transpassam o limite permitido numa disputa eleitoral, ofendendo o gênero feminino num flagrante desrespeito à mulher, numa comparação vil da candidata feminina com uma personagem de desenho animado representada por uma porca”, argumentou o magistrado.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros