Justiça Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2021, 21:00 - A | A

Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2021, 21h:00 - A | A

GOLPE ONLINE

MPMT alerta para "golpe da vacinação" divulgado no WhatsApp

REDAÇÃO

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) alertou, nesta segunda-feira (8), para um golpe que circula nas redes sociais envolvendo a vacinação contra a Covid-19. Segundo o Ministério Público, várias pessoas têm recebido mensagens por meio do aplicativo WhatsApp de uma pessoa que se identifica como servidor do "Ministério Público da Saúde". 

Reprodução

celular WhatsApp

Reprodução

No golpe, o servidor, que usa o nome de Rafael Nunes, se coloca à disposição para agendar a vacinação contra a Covid-19. O Ministério Público citado pelos golpistas, "Ministério Público da Saúde", no entanto, sequer existe. 

“Venho em meio da nossa plataforma online realizar o agendamento da sua vacinação. Vamos lá digite ok para começar”, diz a mensagem. Em seguida, havendo retorno da pessoa, o criminoso acrescenta: “Por favor me envie o número do protocolo de 6 dígitos enviado via SMS. Vamos lá!”, explica o Ministério Público Estadual. 

O MPMT reforçou que a mensagem é uma tentativa de golpe e que a instituição não faz agendamento de vacinação contra Covid-19 ou qualquer outra doença, pois não é sua atribuição. 

"Pelas características da mensagem, se parece muito com tentativas de invasão de aparelhos celulares praticadas por golpistas com o objetivo de utilizar o número e o nome do titular da conta telefônica para solicitar dinheiro em forma de pedido de ajuda financeira ou falsas campanhas de doações humanitárias", diz trecho do informe divulgado pelo Ministério.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros