Quarta-feira, 24 de Junho de 2026
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

Política Quarta-feira, 24 de Junho de 2026, 16:56 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Quarta-feira, 24 de Junho de 2026, 16h:56 - A | A

EM NOVEMBRO

Apesar de aliança, Dilemário propõe adiar eleição para "descontaminar" Câmara

Vereador 'crava' estratégia com Paula Calil (PL) mas defende diálogo com restante dos vereadores

BIANCA MORTELARO
Da redação

O vereador por Cuiabá, Dilemário Alencar (UB), confirmou sua integração ao bloco político liderado pela atual presidente da Câmara Municipal, Paula Calil (PL), durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (23). Apesar da aliança pública entre os pares, Alencar ressaltou que também mantém o diálogo aberto com o restante dos vereadores, inclusive com o adversário Ilde Taques (Podemos).

“Eu penso que a união com o grupo dos 12 pode fazer com que ou a Paula se eleja e alcance os 18 votos, ou então o vereador de Dilemário possa se eleger nessa aliança com 14 votos. Mas tem muita água para passar debaixo da ponte, eu continuo candidato estou entregando as minhas propostas e como eu disse estou conversando com os 27 vereadores”, pontuou.

LEIA MAIS: Ilde diz que ficou "surpreso" com estratégia adotada por Paula e Dilemário

Além da definição de nomes, Dilemário enfatizou que ainda há o debate sobre a data da eleição da Mesa Diretora, motivado por recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que anularam pleitos realizados com antecedência excessiva, como em Várzea Grande: “Me parece que esse primeiro embate vai ser em relação a questão da data da eleição, porque se manter 25 de agosto pode causar um grande questionamento jurídico devido a decisões do STF”.

Atualmente prevista para 25 de agosto, a data é alvo de propostas divergentes: o grupo de oposição, liderado por Ilde Taques e com apoio da vice-presidente Maysa Leão (Republicanos), protocolou um pedido para que a votação ocorra em 1º de outubro. Já Dilemário Alencar defende a proposta do vereador Mário Nadaf (PV), que fixa o pleito para o dia 5 de novembro.

“Eu assinei a emenda à lei orgânica, apresentada pelo vereador Mário Nadaf, na data de 5 de novembro. Por que? Nós advogamos a tese que essa data descontamina qualquer relação com a eleição geral. Então você tira esse período eleitoral e você foca somente na questão da eleição da Mesa Diretora. Ainda não houve consenso, estamos discutindo”, concluiu.

A definição da data final e a aprovação, ou não, da emenda regimental serão decisivas para determinar qual chapa terá vantagem jurídica e política na disputa.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros