Quarta-feira, 24 de Junho de 2026
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

Política Quarta-feira, 24 de Junho de 2026, 08:40 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Quarta-feira, 24 de Junho de 2026, 08h:40 - A | A

PLANO A E PLANO B

Ilde diz que ficou "surpreso" com estratégia adotada por Paula e Dilemário

O vereador aponta incoerência de ex-aliado sobre recondução de Paula Calil; parlamentar afirma dialogar com dissidentes do bloco do prefeito

BIANCA MORTELARO
Da redação

O vereador por Cuiabá, Ilde Taques (Podemos), declarou estar “surpreso” com a estratégia elaborada pela presidente da Câmara de Cuiabá Paula Calil (PL) de definir sua candidatura à reeleição na Mesa Diretora como "Plano A", enquanto o vereador Dilemário Alencar (UB) assumiria a posição de "Plano B", caso a mudança regimental que viabiliza a candidatura de Calil não seja pleiteada pela Casa de Leis. A definição foi consentida por 14 parlamentares após jantar realizado na casa de Paula nesta segunda-feira (22).

LEIA MAIS: Paula Calil consolida estratégia com Dilemário e articula mudança regimental 

Questionado se Dilemário teria lhe informado previamente sobre o arranjo estratégico, Ilde afirmou que recebeu uma ligação do colega logo após a reunião, mas foi enfático ao ressaltar sua surpresa diante da negociação. Taques também reforçou que Alencar já havia vetado anteriormente a mudança no Regimento Interno que proíbe a reeleição consecutiva para a presidência, exigindo uma mudança que demanda o voto de pelo menos 18 dos 27 vereadores.

“O Dilemário sempre se posicionou contra a mudança do regimento. Ontem na conversa eu fiquei um pouco surpreso, fizeram essa reunião e ele me ligou depois da reunião. O Dilemário é uma pessoa muito educada, muito republicana, e ele me disse que fez esse compromisso, esse acordo, de votar o regimento, e caso o regimento não passe, ele seria o candidato”, ressaltou Ilde, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (23).

Apesar do acordo entre o grupo político, Ilde Taques reafirmou sua candidatura pontuando que alguns parlamentares na Casa de Leis Municipal não concordam com a estratégia adotada por Paula e Dilemário.

“Eu converso com vereadores daquele grupo diariamente, toda semana. Nem todos concordam que depois, se a Paula não passar, o Dilemário tem que ser o candidato”, afirmou o vereador, sem citar os colegas nominalmente.

Adotando um tom otimista, Taques reforçou que o tabuleiro político para as eleições da presidência no biênio 2027-2028 ainda poderiam ganhar novos contornos, já que, mesmo com a estratégia adotada pelo grupo, Paula Calil ainda segue impedida de disputar o pleito.

“Eu mesmo comecei com 18 votos, praticamente, e o tabuleiro foi se movimentando, a Paula decidiu tentar disputar, porque ela ainda não pode disputar, ela precisa de dois terços, que seriam 18 votos, e ontem na reunião tinha 14. Então, de 14 para 18 ainda falta muito chão”, concluiu Ilde.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros