Política Sexta-feira, 02 de Abril de 2021, 15:00 - A | A

Sexta-feira, 02 de Abril de 2021, 15h:00 - A | A

DESCENTRALIZAÇÃO

UFMT e Sesi Papa podem virar pontos de vacinação contra Covid-19

RENAN MARCEL
DA REDAÇÃO

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) deve oficializar na próxima semana a abertura de novos pontos de vacinação contra a Covid-19 no sistema drive-thru em Cuiabá.

Vacinação Cuiabá.jpg

 

Ele anunciou nesta sexta-feira (2), em entrevista à emissora de rádio Capital FM, que está em tratativas com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com os administradores do Sesi Papa, para que os locais sejam disponibilizados.

Como o acordo de cooperação ainda não foi firmado, Emanuel não soube precisar se os dois locais serão novos pontos, ou apenas um deles.

Também afirmou o prefeito que, com a chegada de novas doses de vacinas, a administração municipal deverá regionalizar a vacinação, descentralizando o processo.

“Eu vou ampliar, mas eu preciso que chegue mais vacinas. Até falei em tom de brincadeira: ‘me entregue vacinas que eu abro ponto de vacinação até nas feiras de Cuiabá. O que eu mais quero e mais luto, dia e noite, é para conseguir vacinas para imunizar a população”, disse o prefeito.

LEIA MAIS: "Se tiver vacina, eu abro em todas as feiras”, diz Emanuel sobre descentralização de pontos

A modalidade de imunização drive-thru começou a funcionar no dia 31 de março, no Centro de Eventos do Pantanal, único polo de vacinação na Capital até o momento.

Na entrevista, Emanuel Pinheiro explicou que a centralização no local ocorre por conta da quantidade de doses da vacina recebidas pela gestão municipal.

“Inicialmente nós centralizamos porque recebemos poucas doses. Lá, por 70 dias, funcionou com comodidade, segurança e conforto para os idosos público alvo da campanha no momento”.

Luiz Alves

WhatsApp Image 2021-03-09 at 16.02.27.jpeg

 

O prefeito ainda lembrou o desempenho da cidade na aplicação das doses recebidas. “Cuiabá tem sido uma referência nacional. Com as doses que chegaram nós estamos em oitavo lugar entre as cidades com maiores média nacional e em segundo lugar entre as capitais do Centro-Oeste. Estamos acima da média nacional ao atingir 71% da vacinação”, conta o prefeito.

LEIA MAIS: Site para agendar vacina recebe mais de 8 mil acessos por minuto e registra falhas

Nesta Sexta-feira Santa, feriado, o polo de vacinação não irá funcionar. Os atendimentos serão retomados no sábado (3).

As pessoas que agendaram atendimento no site do “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” - nesta quinta (1º) serão imunizadas no sábado (3).

O cadastro para agendamento dos idosos de 70 a 74 anos será aberto novamente também neste mesmo dia, a partir das 13h, através do site Vacina Cuiabá, para que sejam imunizados na segunda (5).

Caso algum idoso tenha sido agendado para esta sexta (2), ele deverá comparecer no centro de vacinação no sábado (3).

Além disso, a imunização para os idosos com 80  a 84 anos continua através do sistema Drive-Thru, também no Centro de Eventos do Pantanal.

LEIA MAIS: Idosos reclamam de desordem e cobram mais polos de vacinação contra a Covid-19 em Cuiabá

Mais de 60 mil vacinados 

Conforme os dados do vacinômetro, Cuiabá aplicou 60.816 doses, sendo 43.617 para primeira dose e 17.199 para segunda dose. Esses dados correspondem a 71,8% das doses recebidas.

As doses foram utilizadas para imunizar os grupos dos trabalhadores da Saúde da rede pública e privada, idosos com 70 anos e mais, incluindo os asilados, acamados e os que moram na zona rural da cidade. 

Dentre as capitais do Centro-Oeste, Cuiabá é a que menos recebeu doses da vacina contra a Covid-19. No entanto, é a segunda melhor no índice de aplicação, com 71,8% das doses já aplicadas.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros