Segunda-feira, 22 de Junho de 2026
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

Política Segunda-feira, 22 de Junho de 2026, 13:58 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Segunda-feira, 22 de Junho de 2026, 13h:58 - A | A

MATERIAIS QUEIMADOS

Flávia Moretti aguarda laudo de incêndio em galpão de VG em até 60 dias

Prefeita de Várzea Grande aguarda Politec para definir se queima de depósito da Educação foi crime ou fatalidade; secretária viaja a Brasília nesta quarta (24) em busca de socorro financeiro

BIANCA MORTELARO
Da redação

A prefeita de Várzea Grande Flávia Moretti (PL) afirmou que aguarda o laudo oficial da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para determinar se o incêndio que destruiu o depósito da Secretaria Municipal de Educação foi fruto de um ato criminoso ou uma fatalidade. O incêndio, ocorrido na última quarta-feira (17), atingiu o Anexo I e o Almoxarifado Central da pasta, resultando na perda de equipamentos novos, merenda e veículos, o que levou a prefeitura a decretar estado de calamidade administrativa por 180 dias.

Antes de ingressar na carreira política, Flávia Moretti consolidou sua trajetória profissional na advocacia. É com base nessa experiência técnica que a gestora fundamenta sua expectativa sobre os prazos dos órgãos para a entrega do diagnóstico pericial do imóvel.

“Eu não tenho nenhuma posição da Politec. Pela experiência como advogada, já tive outros clientes que tiveram imóveis queimados, a gente ficou aguardando, geralmente em torno de 20 a 25, até 30, 60 dias, dependendo do incêndio. Então, pela experiência própria como advogada, não como prefeita, o laudo da Politec e do Corpo de Bombeiros em conjunto, eles saem nesse prazo aí entre 25 a 30 dias, no mínimo”, declarou Moretti durante coletiva de imprensa, neste sábado (20).

LEIA MAIS: Várzea Grande cria comissão para inventariar materiais salvos de incêndio em almoxarifado

A prefeita reforçou o compromisso com a transparência e a punição de eventuais responsáveis, caso a perícia aponte para uma ação criminosa contra o patrimônio público.

“Eu só quero que solucione, que se apure. Se tem um culpado, eu quero ir atrás do culpado, seja ele quem for. Se não tem culpado, se foi uma fatalidade, um curto, alguma coisa, tudo bem, vamos tocar a vida”, pontuou.

Embora o prejuízo financeiro causado pelas chamas ainda não tenha sido totalmente levantado, a secretária de Educação, Maria Fernanda Figueiredo, recebeu a responsabilidade de finalizar os inventários nos próximos dias. O documento será peça fundamental para a viagem da secretária à capital federal, prevista para esta quarta-feira (24), onde buscará apoio institucional e recursos junto ao Governo Federal em decorrência do decreto de calamidade.

“Eu até pedi para ela [secretária de educação] descansar e durante a semana levantar esse prejuízo, porque ela vai até para Brasília, se eu não me engano na quarta-feira, por conta do decreto de calamidade da educação. Para ir para Brasília ela precisa já ter levantado isso”, concluiu Moretti.

Enquanto os laudos técnicos não são concluídos, a prefeitura autorizou contratações emergenciais para garantir que o fornecimento de merenda e o funcionamento das aulas na rede municipal não sejam interrompidos.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros