A Ordem dos Advogados do Brasil Nacional preferiu não se posicionar quanto ao indeferimento da candidatura do ex-presidente da OAB-MT, Francisco Faiad (PMDB), que teve a candidatura a vice-prefeito de Cuiabá impugnada pela Justiça Eleitoral. imagem da internet Ophir Cavalcanti disse que a Ordem não vai mais se posicionar sobre o assunto
Faiad foi impugnado após a juíza da 1ª Zona Eleitoral, Gleide Bispo Santos, verificar que ele pediu licença da Ordem no prazo legal para se candidatar a um cargo eletivo no pleito municipal, dia 6 de junho, porém a magistrada atestou que ‘de fato’, o candidato peemedebista ainda atuava como conselheiro federal da OAB.
O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcanti, preferiu desta vez não se posicionar sobre o assunto, e disse que a instituição só vai se pronunciar através da Justiça Eleitoral, caso seja convocada.
“Todo mundo tem o direito de ser candidato, porém se tiver algum problema na justiça ele deve resolver isso, independentemente da OAB; portanto, a minha posição é essa, não vou me pronunciar”, declarou o presidente da OAB, em entrevista exclusiva ao HiperNotícias.
Porém, mais cedo a OAB não negou também que ele tenha participado de reuniões como conselheiro federal. A atitude da OAB Nacional agora é diferente da manifestada no mês passado, quando na data de 18 de julho, a própria Ordem saiu em defesa de Faiad e revelou ao Hipernotícias que ele tinha pedido licença na data correta, 6 e junho. Questionada se o silêncio sobre o assunto seria pelo fato de não ter como defender Faiad, a assessoria de imprensa preferiu não se pronunciar.
Ata complica Faiad
O site teve acesso exclusivo à ata Sessão Ordinária do Conselho Pleno do Conselho Federal da Ordem, em que consta a presença de Faiad na reunião, e a fala dele representando os conselheiros federais de Mato Grosso.
“Quanto a afirmação da coligação/impugnante que o candidato/impugnado apesar de afastado continuou exercendo suas funções, não resta a menor dúvida, pois seu nome consta na ata, tendo ele (Faiad) inclusive votado como Conselheiro Federal da OAB”, disse a juíza na decisão dela.
Confira a ata do Conselho Federal da OAB em que consta o nome de Faiad.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.