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Política Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2023, 08:21 - A | A

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Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2023, 08h:21 - A | A

ROTA ALTERNATIVA PARA CHAPADA

Mendes cita burocracia e diz ser "impossível" começar obras da MT-030 em 2024

Governador destacou que todas as etapas exigem licitação cujos processos podem demorar até 120 dias, inviabilizando execução com este prazo

CAMILA RIBEIRO
Da Redação

O governador Mauro Mendes (União Brasil) disse que é "impossível" começar em 2024 a construção da MT-030, rota alternativa entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá). Mendes explicou que essa rodovia precisa ser feita do zero, a começar pelo projeto inicial, uma das fases mais delicadas do processo. Isso sem mencionar a longa espera para as licitações - que podem demorar cerca 120 dias até a assinatura dos contratos - e toda etapa de uma obra pública exige esse procedimento. 

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"É quase impossível porque tem que fazer projeto, contratar projeto, licitar projeto, aprovar projeto, fazer planilha orçamentária, ir pra licitação que demora de 90 a 120 dias para assinar contrato. Isso é impossível com toda burocracia pública da Lei brasileira fazer isso em 1 ano", afirmou Mauro Mendes nesta quarta-feira (20). 

A duplicação da MT-252 seria uma solução para sanar o imbróglio da região que precisa desafogar o fluxo intenso de veículos. Porém, a inflexibilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) para contribuir com os trâmites de aprovação do trecho que corta o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães tem deixado o governo de mãos atadas. Mauro já chegou a declarar sua disposição para enfrentar a entidade judicialmente. 

"Isso (duplicação) é uma alternativa também. Estamos estudando todas as alternativas de duplicar, de fazer a MT-030, nada está definido nada está descartado", falou o governador. 

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A ameaça de deslizamentos próximo ao Portão do Inferno que, inclusive, exigiu a interdição temporária da MT-251 tem sido priorizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT). Conforme Mauro, especialistas da pasta trabalham para corrigir o problema de modo a evitar acidentes. No entanto, a execução também depende de aval do ICMbio.

"A engenharia da Sinfra está estudando as alternativas técnicas e econômicas para que ele possa apresentar ao ICMbio, aprovando, nós iremos executar", encerrou Mendes. 

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