O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), afirmou que os deputados irão incluir a MT-030, rota alternativa entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães (67 km da capital), no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2024 (PLOA). Conforme Botelho, serão destinados inicialmente R$ 100 milhões, mas devido à construção de um túnel na chegada da cidade túristica, o valor pode ultrapassar o previsto. A expectativa é que a obra seja iniciada em 2024. O parlamentar também lembrou que a AL já sinalizou ao governo de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) que está à disposição para fazer o projeto da estrada.
LEIA MAIS: AL se compromete a financiar estudo de viabilidade da nova estrada para Chapada
"Nós, inclusive, propusemos a fazer o projeto disso e doar para a secretaria (Sinfra-MT). Vamos colocar na LOA recursos para que se faça essa estrada e comece no ano que vem essa obra. Estamos prevendo algo em torno de R$ 100 milhões. Segundo o secretário Marcelo de Oliveira é uma obra que não vai custar muito, mas a chegada em Chapada é uma obra que vai ter que ter um túnel e custará mais caro", falou Eduardo Botelho à imprensa nesta quarta-feira (12).
A viabilização de recursos para a MT-030 motivou o pedido de uma audiência pública. O requerimento foi protocolado em outubro pelo deputado Nininho (PSD). O parlamentar pleiteia a evolução do projeto e diante da recente ameaça de queda de rocha próximo ao Portão do Inferno, Nininho apontou que irá procurar a Casa Civil para conversar sobre a questão. Botelho destacou que a via é necessária pois irá encurtar o trajeto dos motoristas e não passará nos trechos que estão sendo interditados por deslizamentos.
"(A estrada) não passaria pelo Parque Nacional, chegaria depois de Chapada e é um trecho pequeno, são 30 km e já chegaria em Chapada", observou o presidente da AL.
Botelho também demonstrou apoio a Nininho e reforçou ao dizer que a Assembleia está pronta para contribuir com a pauta. "A AL está pronta para participar, acredito que o governo tem que se sensibilizar para o que tem que ser feito. Agora, o governo já está com uma proposta de duplicar pelo menos até a Salgadeira a estrada da Chapada. Não resolveria totalmente, mas já amenizaria e muito pois temos trechos que dá para fazer alongamento e trazer de Chapada o mais próximo possível duplicada", esclareceu o presidente do Legislativo.
LEIA MAIS: Queda de rocha que está solta no Portão do Inferno é preocupação da Sinfra com MT-251
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.