Imagem da Internet |
Dengue começa a se alastrar por todo o estado; gestores pedem empenho da população |
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) revela que o Estado já notificou entre janeiro a 1 de março deste ano 4.763 casos de dengue. Sinop é a cidade que mais registrou a infestação da doença.
Somente em Cuiabá foram notificados 595 casos sem óbito. Os municípios em que a dengue levou à morte foram Sinop e Aripuanã, com duas vítimas fatais.
Com esse número de notificações a média é que 79 pessoas tenham contraído os três principais vírus da dengue no Estado, porém já foi notificado em Várzea Grande o vírus tipo 4 em uma grávida, no início de fevereiro.
Do total de notificações, 15 foram considerados casos graves de dengue. Em Várzea Grande foram 452 notificações, sendo dois casos graves. Em Sinop foram 704 registros e Rondonópolis foram 85 casos da doença.
Em relação ao mesmo período do ano passado o crescimento de notificações foi de 28%. Nos primeiros dois meses de 2011 foram registrados 3.429 casos, sendo que Cuiabá notificou 303, Várzea Grande 96, Sinop manteve a alta de casos com 524 casos e Rondonópolis foi de 152 casos.
Os 60 primeiros dias de notificação em 2012 já supera três primeiros meses de 2011 (de janeiro a 31 de março) quando foram registrados 4.383 casos, sendo que cinco pessoas faleceram por conta da doença.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
As medidas de prevenção que devem ser tomadas pela população do Estado são: manter as caixas d’água, tonéis e barris ou outros recipientes totalmente tampados e limpos, lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de escoar pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.
No caso dos vasos de plantas, encher de areia até a borda. Se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas.
Atualizada às 11h13
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.