Divulgação |
![]() |
Depende como você organiza suas coisas internas. A forma como você lida com as mais variadas situações vai determinar a forma como estes vagões se apresentarão.
Se você esta vivendo uma vida leve talvez o primeiro vagão, logo atrás do combustível que move a sua locomotiva, será o vagão da alegria. Mahatma Gandhi disse que a alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita. Logo este é um vagão muito importante, eu diria até determinante para mostrar se realmente você esta no caminho certo.
A frase do pacifista indiano mostra que a alegria é um conjunto de fatores, todos estreitamente ligados a própria existência. A poetisa goiana Cora Coralina disse que o que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. Uma frase que a meu ver completa o pensamento de Gandhi. Caminhar e semear, que bela receita. É comum encontrarmos pessoas que se esquecem de semear.
Mas antes de continuarmos a percorrer o nosso trem tenho uma pergunta. Alegria e felicidade são as mesmas coisas?
Com certeza não são. Alegria de acordo com o pai dos burros, le-se dicionário, é um sentimento expressado por sorrisos e contentamento. A alegria é estimulada pelos cinco sentidos que dão prazer e logo levam a alegria que, portanto nada mais é do que a forma socialmente aceita para descrever o prazer.
Já a felicidade é uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento ou satisfação até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem ainda o significado de bem-estar ou paz interna. Mas atente-se para o seguinte fato, para as emoções associadas à felicidade, os filósofos preferem utilizar a palavra prazer.
Resumindo alegria e felicidade são coisas distintas, mas ambas são exatamente a mesma coisa ou seja, prazer. Estranho né?
Interessante saber que Na cultura da Grécia antiga, o termo eudaimonia designa o fenômeno da felicidade. Etimologicamente, a palavra é composta pelos conceitos de "eu" = bom + “daimon” = gênio (aqui compreendido como um ente de natureza espiritual, simultaneamente próximo e autônomo ao ser humano), seguido do sufixo "ia". Esta composição revela que, para os gregos, felicidade é uma conseqüência de se viver sob a influência de "um bom gênio". O daimon, portanto, é o conceito chave para compreensão do que os gregos concebiam como necessário a uma vida feliz.
Então amigos mãos a obra, vamos viver sob a influência deste bom gênio que existe dentro de cada um de nós. Ser alegre e feliz é uma tarefa única e intransferível. Cabe apenas a você encontrar os melhores materiais para construir este importante vagão de sua locomotiva.
Não adianta procurar formulas na internet e tão pouco ficar olhando por cima do muro do vizinho para descobrir como ele consegue ser feliz. A sua receita é única e servirá apenas pra você. Nos podemos até olhar o seu projeto, mas jamais conseguiremos os mesmos resultados que você.
Com relação aos demais vagões de nosso trem não se preocupem com eles, afinal quem é alegre e feliz não tem tempo para se ocupar com outros sentimentos ou emoções. Gandhi também disse: “Não existe um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho”.
(*) LUIZ FERNANDO FERNANDES é jornalista em Mato Grosso e colaborador de Hipernoticias. E-mail: [email protected]. Blog: http://www.luizfernandofernandes.com.br
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.