Os deputados estaduais Carlos Avallone (PSDB), Cláudio Ferreira (PL) e Júlio Campos (UB) se licenciam da Assembleia Legislativa (ALMT) para os suplentes Francis Maris (PSDB), Claudio Senna (PRD) e Sandy de Paula (UB) assumirem as cadeiras. Claudio e Sandy tomaram posse na sessão ordinária desta quinta-feira (7). A cerimônia de Francis está agendada para esta sexta. A projeção é estratégica, funcionando como trampolim pela busca por votos nas eleições municipais de 2024, uma vez que os três parlamentares são pré-candidatos às prefeituras de seus colégios eleitores.
O ex-prefeito de Cáceres (a 214 km de Cuiabá) Francis Maris é o mais experiente dos três e lançou chapa de oposição a Eliene Liberato (PSB). A última passagem de Francis pela ALMT foi em maio de 2023, tempo que rendeu a aprovação de dois projetos de lei e mais de 50 indicações em apenas 30 dias. A exemplo da sua estreia, Maris deve se voltar à construção de pautas do agronegócio e puxar o envio de emendas ao município seriamente atingido por alagamentos recentes.
"Desta vez, vamos trabalhar mais pela nossa 'Princesinha'. O desafio agora é finalizar todos nossos encaminhamentos dados no ano passado, a fim de trazer mais recursos e, assim, o desenvolvimento para Cáceres", contou Francis.
Claudio Senna também tem os olhos voltados aos produtores agrícolas. Intencionado a ganhar a simpatia dos eleitores de Lucas de Rio Verde (a 360 km de Cuiabá), o primeiro deputado do PRD disse que se dedicará a pautas que auxiliem a superação das perdas econômicas geradas neste período de estiagem. Como membro da ala do governo, Senna segue o discurso do Paiaguás que ventila ganhos 20% menores no setor pela falta de chuva em Mato Grosso.
"Temos alguns projetos voltados ao agro, principalmente agora, com essa seca, onde os produtores tiveram uma perda grande. Vamos apresentar alguma coisa sobre isso, auxílio aos agricultores. Também vamos trabalhar questões do funcionalismo público e a desburocratização do serviço público", falou o deputado.
Senna destacou que a sua chegada reforça a representatividade do médio norte, que passa a contar com dois deputados na Casa de Leis, além dele, Wlad Mesquista (Republicanos).
"O médio norte e norte vêm crescendo politicamente e podemos dizer que Lucas do Rio Verde é um berço da política de Mato Grosso, temos um ex-ministro da Agricultura, que é secretário de Política Agrícola (Neri Geller - PP), temos o ministro da Agricultura (Carlos Fávaro - PSD), o vice-governador (Otaviano Pivetta - Republicanos) e, agora, dois deputados na Assembleia", frisou Claudio.
LEIA MAIS: Sandy assume cadeira de Júlio Campos e fará dobradinha com Janaina no "Mês da Mulher"
DEPUTADA MAIS JOVEM
A pré-candidata à Prefeitura de Juara (a 655 km de Cuiabá), Sandy de Paula (UB), faz história como a deputada mais jovem da AL. A suplente de Júlio Campos também chega à vitrine política com outro grande chamariz aos holofotes por fazer dobradinha com a vice-presidente da Casa, Janaina Riva (MDB). As deputadas têm uma particularidade em comum: pertencem a famílias tradicionais de Juara.
"Nós temos um história em Juara. Os pioneiros de Juara que foram os prefeitos foi o avô dela e logo depois foi o meu pai, mostrando que a política tem se renovado sem perder esses traços da tradição mato-grossense que nos orgulha muito daqueles que passaram", comentou Janaina Riva antes de Sandy ser empossada.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.