Após a repercussão negativa ao governador Silval Barbosa (PMDB) em decorrência das falhas nas obras para receber a Copa do Mundo de 2014, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), levou para o Parlamento Estadual a responsabilidade dos trabalhos para o Mundial que têm apresentado falhas.
Segundo Riva, a má qualidade das obras também é um problema que envolve o Legislativo. “Tem deputado que fala como se não tivesse responsabilidade nenhuma, lógico que ele tem. Essa Casa é um Poder fiscalizador e tem condições de utilizar o órgão auxiliar, que é Tribunal de Contas do Estado, parar qualquer obra e determinar que seja feita todas as correções necessárias”, disse.
As afirmações do social-democrata são em referência aos últimos problemas envolvendo o recém-inaugurado viaduto da UFMT, nomeado como Jornalista Clóvis Roberto.
Após erro que culminou na demolição de vigas e problemas de drenagem na saída do elevado em direção ao centro, nesta semana, a obra apresentou rachaduras, fissuras e falhas nas chamadas juntas estruturais, também conhecidas como juntas de dilatação.
|
A polêmica foi alvo de discussão durante sessões da Casa de Leis. Um dos que teceram uma série de criticas contra o peemedebista chefe do Palácio Paiaguás foi Zeca Viana (PDT). Contudo, conforme Riva, os parlamentares devem parar de colocar a culpa no governador e agir mais.
“O governo é um Executor. Por isso tem o Poder Legislativo. Não tem razão deputado ficar gritando na tribuna, enquanto tem todos instrumentos e a força necessária para fazer essa fiscalização. Ele tem tudo pra tomar providência e não faz sentido ele reclamar”.
“ACOMPANHAMENTO”
Uma Comissão Parlamentar Especial de Fiscalização e Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo de 2014 chegou a ser instalada na AL em 2009. Presidida à época pelo então deputado Sério Ricardo, hoje conselheiro do Tribunal de Contas (TCE), os trabalhos continuam sendo executados, agora, sob o comando de Sebastião Rezende (PR).
Desde o início, a Comissão não detectou qualquer falha ou erro em obras do Governo para receber a Copa do Mundo. No caso do viaduto da UFMT, a última vistoria foi realizada no mês passado.
Na ocasião, foi pedido apenas celeridade nos trabalhos. Além de Rezende, compõem a comissão Emanuel Pinheiro (PR) – vice-presidente; Ondanir Bortolini, o Nininho (PR), Pedro Satélite (PSD) e Zeca Viana (PDT) – membros titulares.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
JESSE BARROS 22/01/2014
Boa Tarde, apenas para esclarecer a todos, O CREA-MT Fiscaliza o exercício profissional, se há profissional habilitado e se este esta exercendo a atividade dentro da sua atribuição, dentre os profissionais que acompanham a obra existe o fiscal da obra, neste caso profissional indicado pela contratante, neste caso SECOPA, que deveria acompanhar a execução da obra, importante ressaltar que se o profissional não tiver autonomia para fiscalizar ocorre o que aconteceu erro de execução!!!!!portanto de nada adianta fiscalizar se não se corrigi em tempo o que esta errado!!!!!!pois a responsável contratou os engenheiros depois de começada a obra em andamento e sabe-se lá se tinha projeto, devido ao RDC - Regime Direto de Contratação. Enviado por JESSE BARROS
Julio Muzzi 29/12/2013
O colega Eng./Dep. Estadual Sebastião Resende, sabe como um bom profissional na área de construção, que fiscalização de obra é atribuição séria, inclusive perante ao CREA.O Deputado Riva tem razão, porque se amanhã der problema, e envolver "sinistro", todos vão estar "arrolado" no processo.
2 comentários