O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Mauro Sérgio Rodrigues, afirmou, nesta sexta-feira (26), que o atual momento político no Brasil é de tensão devido à polarização das eleições gerais. Ele participou de uma reunião no TRE, onde foram discutidas e planejadas todas as ações no setor de segurança. Outras reuniões no decorrer da próxima semana serão realizada para tratar do tema.
"Estamos na reta final. Aqui, em Mato Grosso, nunca tivemos grande fatores complicadores em termos de segurança, mas, lógico, o clima está tenso politicamente, está. Mas historicamente, nunca tivemos problema”, comentou.
Mauro Rodrigues ainda explicou a forma como as Forças Armadas atuarão no pleito. Segundo ele, os profissionais não atuarão somente na apuração dos votos, mas também ajudarão em outras ações durante o pleito, como segurança e deslocamento para locais de difícil acesso.
A atuação das Forças Armadas nas eleições deste ano foi autorizada por Jair Bolsonaro (PL), em 12 de agosto.
“Não só na apuração. A gente está fazendo uma logística muito grande. Nós temos locais que são via aérea que nós temos que deslocar. E tem lugares que havia embarcações, locais com carros traçados, enfim. É tudo isso já foi pensado. O orçamento já está separado pra isso, as Forças Armadas irão acompanhar, inclusive, aquela votação de auditoria. Inclusive, com alguns transportes de urna também vão acompanhar, com toda transparência, né? Nós estamos trabalhando todos juntos. Não só o TRE, mas o Ministério Público, as Forças Armadas, enfim, para que tudo saia a contento”, explicou.
O diretor ainda esclareceu que nunca existe nenhuma sala secreta de apuração dos votos. Reforçando que a apuração dos votos sempre ocorreu de forma transparente.
“Os normativos estabelecem, aos fiscais dos partidos podem acompanhar. Os candidatos são fiscais natos, né? Então, não há segredo nenhum. Tudo dentro da maior segurança será realizada nessa eleição”, emendou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.