A disputa por espaço entre o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (UB), e o deputado federal Fabio Garcia (UB) ameaça o esvaziamento do União Brasil. Ambos pleiteam quem será o pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá. Fabio é a aposta do governador Mauro Mendes (UB). Botelho afirma que se não for escolhido pela legenda irá se filiar ao PSD. Os deputados estaduais Júlio Campos, Sebastião Rezende e Dilmar Dal Bosco demonstraram a intenção de acompanhar o líder do Legislativo. A movimentação enfraqueceria o partido comandado na ALMT, deixando a sigla sem nenhum parlamentar na Casa de Leis.
LEIA MAIS: Júlio Campos garante Fábio Garcia e Botelho cotados para disputar prefeitura de Cuiabá
O prenúncio de que Fabio e Botelho iriam duelar dentro do partido foi feito por Júlio Campos ainda em fevereiro. Quando o deputado federal afirmou o interesse ao governador para encarar as urnas e ocupar a cadeira do Alencastro, em julho, Mendes movimentou o tabuleiro para deixá-lo mais próximo dos eleitores de Cuiabá e trouxe Garcia para assumir a chefia da Casa Civil. Mauro Carvalho (UB), que estava na pasta, foi exonerado para ficar no lugar do senador Wellington Fagundes (PL), licenciado para tratamento de cirurgia. Outra figura que ascendeu foi a primeira suplente de Fabio, Gisela Simona, que acabou sendo diplomada na Câmara dos Deputados. Simona, inclusive, começou a ser ventilada como vice de Garcia, porém, negou o convite.
LEIA MAIS: Governador nega que nomeação na Casa Civil confirme favoritismo a Fábio Garcia em 2024
A "jogada" de Mauro não repercutiu bem entre os deputados estaduais da bancada do União, que passaram a resistir à aprovação de projetos de lei endereçados por Mendes à Casa. O "Transporte Zero", a garantia de autonomia ao governo para desapropriar áreas no curso de obras de ferrovias e o aumento das emendas impositivas são alguns exemplos de pautas em que o plenário promoveu quedas de braço com o Paiaguás.
LEIA MAIS: AL derruba vetos do governo para manter exigência de consulta ao Legislativo
DISPUTA POR BOTELHO
Os parlamentares também começaram a pressionar o governador, lembrando reunião do partido no início do segundo semestre de 2022, em que teria ficado acordado uma entrega de carta de liberação aos filiados com mandato cujas decisões do UB não compactuassem com seus planos individuais, dando início a uma sondagem em série de outros partidos a Botelho. O deputado estadual foi convidado pelo PSD, PSB, PSDB, PRD, MDB e PP. No entanto, se mantém na sigla esperando o anúncio de Mendes sobre quem será o pré-candidato: ele ou Fabio Garcia.
Enquanto as legendas o disputavam, o nome de Botelho começou a se fortalecer como pré-candidato e disparou nas pesquisas. Os números das simuladas passaram a ser utilizados pelos correligionários para argumentar que o deputado estadual seria a escolha mais adequada. Porém, o governador foi arrastando a definição até o fim do ano, prazo final cravado por Botelho para escolher seu destino político.
LEIA MAIS: Júlio diz que não tem sentido União Brasil rejeitar Botelho: "ele tem 21% na largada"
O presidente da AL tenta negociar com o governador, dialogando em reuniões marcadas a muito custo na agenda apertada de Mendes. Mauro chegou a dizer que preferia que os pares se resolvessem entre si, mas voltou a atrás e aceitou realizar uma pesquisa qualitativa; critério rejeitado por Botelho, por não levar os números que o colocam à frente de Garcia em consideração.
NOVA MOVIMENTAÇÃO
Mauro Carvalho retorna para a Casa Civil em 2 de janeiro de 2024, obrigando um nova troca de cadeiras. Para evitar o distancianamento dos cuiabanos com a proximidade da sua volta a Brasília, Fabio passou a investir nas ruas, participando de festas em bairros da periferia e até feiras livres. A expectativa sobre o anúncio de Mendes continua sendo alimentada por Fabio e Botelho. Enquanto a decisão não é tomada, o deputado estadual apela até a "forças superiores" e ao próprio Papai Noel.
"Desse ano não passa. Vamos colocar no pedido para Papai Noel sobre qual partido", brincou o presidente da AL, em 14 de dezembro, sobre o impasse dentro do UB.
LEIA MAIS: Botelho "pede ajuda" ao Papai Noel para resolver situação partidária
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.