Em 2025, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realizou três edições do mutirão PopRuaJud, iniciativa voltada para ampliar o acesso à cidadania de pessoas em situação de rua e populações vulneráveis.
A ação interinstitucional ofereceu serviços jurídicos, emissão de documentos, encaminhamentos para benefícios, atendimentos de saúde e atividades de acolhimento.
Em Rondonópolis, no dia 15 de maio, foram registrados 1.224 atendimentos no Ganha Tempo do município. Já em Cuiabá, em 18 de setembro, mais de 2.000 atendimentos foram realizados em um espaço que reuniu mais de 50 serviços, incluindo vacinação, consultas médicas, corte de cabelo, banho solidário e distribuição de roupas e kits de higiene.
Em dezembro, o Mutirão Florescer, vertente do PopRuaJud, promoveu atendimentos voltados à saúde da mulher em situação de rua, com exames de mamografia e papanicolau gratuitos.
Relatos de participantes evidenciam o impacto da iniciativa. Em Cuiabá, Valdir Nickson comemorou ao receber novos óculos e encaminhar documentos. A indígena Warao Rossana Del Valle destacou a importância da documentação para permanecer no país com os filhos. Em Rondonópolis, Célia de Souza Moraes Martins conseguiu iniciar a averbação do divórcio e se cadastrar para oportunidades de trabalho.
Segundo o juiz Marcos Faleiros, coordenador-adjunto do Comitê Multinível de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, o programa funciona durante todo o ano, e a documentação é o primeiro passo para garantir dignidade. O conselheiro do CNJ Pablo Coutinho ressaltou que Cuiabá se tornou referência na organização e execução da política, prevista na Resolução CNJ nº 425/2021.
Com apoio de órgãos estaduais, federais, municipais e da sociedade civil, o PopRuaJud reforçou em 2025 que Justiça também significa presença, escuta e garantia de direitos básicos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

