Em alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado na última segunda-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Várzea Grande intensificou o atendimento e as ações de prevenção, diagnóstico e acolhimento nesta semana. A ação intensiva, conduzida pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), tem como foco principal o público jovem, de 15 a 29 anos, faixa etária que tem registrado um aumento preocupante de novos casos de HIV no Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde.
Durante toda a semana, o SAE/CTA, em conjunto com as equipes da Atenção Primária e Secundária, está oferecendo: Intensificação de orientações e aconselhamento. Testes rápidos gratuitos. Distribuição de preservativos.
A enfermeira Ellen Santos, profissional referência do SAE/CTA de Várzea Grande, ressalta a importância do diálogo aberto com essa população: “A gente percebe que muitos jovens ainda têm pouca informação ou acabam recebendo informações distorcidas. [...] Quanto mais cedo o jovem entende seu papel na prevenção, menor o risco de infecção,” explica.
COMBATE AO ESTIGMA
A SMS está reforçando a disponibilidade de métodos avançados de prevenção oferecidos gratuitamente pelo SUS: PrEP (Profilaxia Pré-Exposição): Comprimido diário para pessoas com maior risco de exposição, que reduz drasticamente a chance de infecção.
E PEP (Profilaxia Pós-Exposição): Tratamento de emergência que deve ser iniciado em até 72 horas após a exposição de risco (como relação sexual sem proteção ou rompimento do preservativo).
Além da prevenção, o tratamento para quem vive com HIV garante a Carga Viral Indetectável, impedindo a transmissão do vírus — o conceito conhecido como “Indetectável = Intransmissível” (I=I). A enfermeira Ellen Santos destacou que o maior desafio na luta contra a AIDS ainda é o estigma: “O maior desafio é vencer o preconceito. Quando falamos de HIV hoje, falamos de vida, cuidado, responsabilidade e acolhimento.”
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou o compromisso da gestão: “Nossa prioridade é proteger vidas, combater o preconceito e orientar especialmente os jovens, que hoje representam um grupo mais vulnerável. Prevenir é um ato de amor e de cuidado com a própria saúde e com o próximo,” afirmou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.




