O urologista Jaime Comar afirmou ao HNT TV Entrevista que a idade é o principal fator de risco para o diagnóstico do câncer de próstata. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) reforçam a afirmação do urologista. De acordo com o órgão, 75% dos casos de câncer de próstata ocorrem na população idosa, a partir dos 65 anos de idade. O Ministério da Saúde identificou um aumento dos tratamentos em homens com até 49 anos. Entre os anos de 2020 e 2024, cresceu 32% o número de atendimento a faixa etária.
Em decorrência as estatísticas, Jaime reforçou a importância de homens realizaram os exames de toque e do PSA anualmente. "Nós que lidamos com isso diariamente, eu já tive a oportunidade de tratar pacientes de 40, 45 anos. O paciente mais jovem que eu tratei e operei tinha 38 anos", falou o médico.
O paciente mais jovem que eu tratei e operei tinha 38 anos
No consultório, o urologista é mais conservador e passa a fazer o monitoramento da próstata a partir dos 45 anos. Mas ele destacou que o maior contingente da doença ocorre em homens idosos.
"O principal fator de risco, se a gente for analisar, é a idade, né? Quanto mais idoso é o homem, maior é a chance dele desenvolver ou de ele apresentar um câncer de próstata naquele momento", pontuou.
Ministério da Saúde identificou um aumento da doença em homens com até 49 anos
Jaime também alertou que o câncer de próstata alta porcentagem de cura, mas isso depende do autocuidado. O Instituto Lado a Lado pela Vida indica que seis a cada 10 homens, o equivalente a 62%, só buscam atendimento quando os sintomas são insuportáveis. Esse comportamento eleva os índices de óbito: 16,3 mil mortes foram registradas no país 2021 em pacientes com mais de 65 anos por complicações da doença.
LEIA MAIS: HNT TV: Urologista alerta que Novembro Azul vai além dos cuidados com a próstata
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.




