O urologista da Oncomed Cuiabá, Jaime Comar Filho, afirmou ao HNT TV Entrevista que o câncer de próstata é uma doença silenciosa em sua fase inicial. Diferentemente de outros tumores que apresentam sinais como dor ou sangramento, o câncer de próstata costuma se desenvolver sem causar incômodos, o que torna o rastreamento essencial.
LEIA MAIS: HNT TV: Urologista alerta que Novembro Azul vai além dos cuidados com a próstata
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aponta que 48 mortes por dia no país ocorrem no país devido o câncer de próstata
A campanha do Novembro Azul reforça esse alerta e incentiva os homens a procurarem um urologista. Jaime destacou que o preconceito relacionado ao exame de toque não pode mais ser usado como desculpa, já que o primeiro teste indicado é o PSA, exame que mede os níveis do antígeno prostático específico - proteína produzida principalmente pela próstata.
"O PSA ele vai varias por vários motivos, inclusive, pelo câncer e a gente vai refirnar isso com o exame de toque para enteder se existe uma suspeita clínica de câncer ou não. Tendo essa suspeita, vamos caminhar para o diagnóstico que é com a biopsia de próstata", esclareceu o médico.
O check-up da próstata deve ser realizado anualmente por homens a partir dos 50 anos. Para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata em parentes de primeiro grau, a recomendação é iniciar o acompanhamento aos 45 anos.
O monitoramento é intensificado nessa faixa etária porque é quando a próstata pode começar a aumentar de tamanho, causando dificuldade para urinar, favorecendo infecções e, em alguns casos, evoluindo para o desenvolvimento da doença.
ASSISTA AO PODCAST
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.




