A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), está articulando junto à Defensoria Pública e ao Ministério Público Estadual (MPE) medidas para ampliar o acesso de crianças aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O objetivo é reduzir a falta de vagas e minimizar o número de ações judiciais relacionadas ao ingresso em escolas e creches da rede municipal.
Segundo o procurador adjunto judicial de Várzea Grande, Juliano Fabrício de Souza, a iniciativa busca soluções definitivas para garantir o direito à educação. Ele destacou que, em anos anteriores, o município recebia entre 300 e 400 ações judiciais por vagas, número que tende a diminuir com a atuação conjunta dos órgãos.
O secretário municipal de Educação, Igor Cunha, ressaltou que o município possui 99 unidades escolares e que a atual gestão tem trabalhado para ampliar esse número, destravando obras paralisadas e inaugurando novos CMEIs. Em 2025, foram entregues três unidades e há previsão de mais duas inaugurações.
A gerente de Legislação e Normas da SMECEL, Silmara Lopes da Costa Feitosa, lembrou que a Defensoria Pública realizou o mutirão “Educação para Todos”, em parceria com a Secretaria, para atender famílias e garantir que nenhuma criança fique fora da sala de aula.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






