Entre janeiro e novembro de 2025, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) emitiu 393.050 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN) e concluiu 30.575 processos de identificação criminal, procedimentos essenciais para a confirmação da identidade de cidadãos e para o registro formal de antecedentes e condenações no âmbito das investigações criminais.
Durante o período, a Politec emitiu 4.701 folhas de antecedentes criminais e 25.874 consultas externas das forças de segurança aos sistemas de identificação para fins de investigações criminais. Nos meses de setembro a novembro a Politec realizou 825 exames necropapiloscópicos para a confirmação e obtenção de identidades de cadáveres encaminhados à Diretoria Metropolitana de Medicina Legal.
Em Mato Grosso, mais de 28% da população já possui o novo modelo de Carteira de Identidade Nacional, totalizando mais 1 milhão de CIN emitidas desde o ano de 2022. No ano de 2025, houve aumento de 16% no número de emissão de CIN em relação a 2024 quando foram emitidos 369.108 documentos.
Mesmo com a absorção da demanda crescente pela nova CIN foi possível manter o prazo de entrega de 20 dias graças à implantação dos projetos de digitalização e automação das etapas de análise e confronto dos processos por meio do Sistema Afis, que usa impressões digitais para identificarpessoas, crucial para segurança pública e resolução de crime. Atualmente, a Politec conta com 55% dos processos e prontuários civis, que são fichas que contêm os dados biográficos e biométricos pertinentes a uma pessoa com o documento de identidade expedido no Estado, já digitalizados.
Um dos avanços alcançados que contribuiu diretamente na redução do prazo de entrega da CIN e na comodidade e eficiência nos atendimentos foi a integração entre os sistemas da Receita Federal com o Sistema de Identificação Civil, que possibilitou que situação de inconsistências ou divergência nos dados do CPF fossem resolvidos durante o atendimento para a solicitação da CIN, o que viabilizou o andamento das solicitações nestes casos.
O Diretor Geral da Politec, Jaime Trevizan Teixeira, destaca o desempenho positivo da Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica que mesmo diante do aumento de 21% na demanda pela emissão da CIN manteve os prazos e a eficiência na entrega dos documentos aos cidadãos.
“Tivemos um ano incrível e chegando à marca de 1.621 documentos entregues diariamente. Esse crescimento só foi possível de ser absorvido sem prejuízo aos prazos de entrega graças ao empenho das equipes da Politec distribuídas nos postos de identificação, à organização dos fluxos de trabalho e aos investimentos em tecnologia, que tornaram os processos mais ágeis e seguros”, apontou o diretor.
Em 2025, a Politec atuou em diferentes frentes, tanto na identificação civil quanto na criminal, por meio de ações estratégicos, como os projetos Lembre de Mim, Pequeno Cidadão, Identifica Servidor e os Mutirões de Cidadania, que ampliaram o acesso à documentação e levaram cidadania a públicos específicos e regiões mais distantes do Estado. Já na identificação criminal, o destaque vai para o fortalecimento e padronização dos procedimentos de identificação criminal no sistema Atena. “Esses resultados refletem apenas parte do trabalho desenvolvido ao longo do ano e demonstram o comprometimento dos servidores que mantiveram a qualidade dos serviços reforçando a missão institucional da Politec de servir à sociedade com eficiência, responsabilidade e respeito ao cidadão”, completou Jaime Trevizan.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

