Segundo o gerente da Agência Sebrae em Cuiabá, Júlio Prior, a Black Friday desacelerou o consumo no Natal. Júlio disse ao HNT Entrevista que o hábito dos consumidores mudou, agora eles não deixam as compras para a semana de 25 de dezembro, mas as antecipam, aproveitando os descontos da Black. Com o gasto excedente, o poder de compra diminui no Natal e Ano Novo. Por isso que há uma queda significativa, por exemplo, no índice de mato-grossenses que irão participar de festas nas duas datas festivas do dim de ano. Uma pesquisa do Sebrae-MT aponta que apenas 33% confirmou presença em comemorações mistas.
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Além da Black, a segunda parcela do 13º salário é outro ponto que pressiona o bolso, uma vez que "não é tão grande e vem com deduções do impostos e tributos", explicou Júlio. De acordo com o gerente, o comerciante precisa compreender esse cenário para se adaptar.
"Os consumidores aproveitam os descontos para comprar os presentes de Natal, acabam criando toda uma estratégia e já vê uma diminuição nesse quesito Então, se eu tenho datas próprias utiliza-se ali e o poder de compra diminui", falou o gerente.
O volume de mato-grossenses que participaram de duas festas em 2024 era 19% maior que em 2025. O levantamento aponta que a celebração mista perdeu força pela preocupação com as finanças. Cerca de 14% dos entrevistados estão de olho no orlçamento e 44% indicaram estar cautelosos.
Em contrapartida, 41% afirmaram estar animados para as festas. A maioria é mulher, o equivalente a 57%, que pretendem gastar mais que no último ano. O ticket médio é de R$ 700,00 para as ceias por pessoa.
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