O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), surge como o personagem central capaz de desequilibrar a sucessão presidencial de 2026. Segundo a pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta quarta-feira (17), a presença de Ratinho no tabuleiro eleitoral tende a prejudicar o desempenho de outros nomes da direita, consolidando-o como o "fiel da balança" para o próximo pleito.
O levantamento, que ouviu mais de 33 mil pessoas em todo o país, a maior amostra do ano, revela que o governador paranaense tem um alto poder de fragmentação de votos que, hoje, estariam concentrados em nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou Flávio Bolsonaro (PL).
A pesquisa demonstra que, nos cenários em que Ratinho Júnior é testado, ele divide o eleitorado de centro-direita e extrema-direita. Quando ele é retirado da disputa, a oposição ao presidente Lula (PT) ganha musculatura.
No cenário estimulado nacional, com Ratinho, Lula tem 35%, Flávio 17% e Ratinho Júnior 12%. E sem Ratinho, o cenário muda. Flávio sobe para 20% e, em outro cenário Tarcísio atinge 26%.
Uma análise rápida é que parte dos 12% de Ratinho Júnior migram majoritariamente para o candidato da direita que estiver melhor posicionado
Se nacionalmente Ratinho Júnior divide o jogo, regionalmente ele domina. O governador demonstra uma força avassaladora em seu reduto eleitoral, superando tanto o atual presidente quanto o clã Bolsonaro. Na região Sul do Brasil, Ratinho lidera com 29%, seguido por Lula (24%) e Flávio Bolsonaro (17%)
No Paraná a vantagem é ainda maior. Ratinho dispara com 40% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 22% e Flávio Bolsonaro com apenas 10%.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






