A soja e o milho são considerados a base da nutrição animal no Brasil e no mundo. A partir desses grãos, são produzidas rações que alimentam aves, suínos, peixes e bovinos. Em Mato Grosso, líder nacional na produção, o papel estratégico da agricultura é ainda mais evidente, já que o campo sustenta toda a cadeia de proteína animal.
A Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) atua para garantir representatividade ao produtor e fortalecer a competitividade do setor. A produção mato-grossense influencia diretamente os mercados internacionais, ampliando o consumo global e reforçando o papel do Brasil na segurança alimentar.
O vice-presidente Oeste da Aprosoja MT, Diogo Balistelli, destacou: “O produtor rural produz commodities agrícolas, mas elas são fundamentais para a produção de vários outros derivados, como carnes, leite, ovos e óleo de soja. É uma vasta variedade de produtos e subprodutos derivados da soja e do milho.”
Ele também ressaltou a importância de modelos produtivos inovadores: “Alguns modelos fomentam a produção de proteína animal, como a integração lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta. É uma forma de integração que vem ganhando espaço e agregando na produção e na lucratividade.”
Na ponta da cadeia, o produtor Carlinhos Rodrigues, do Núcleo de Paranatinga, afirmou: “O meu sentimento como produtor rural é o de estar fazendo alguma coisa pela população, não só pelo meu sustento. É saber que você está trabalhando em convívio com a natureza para alimentar outras pessoas, contribuindo com uma qualidade de vida melhor.”
Ele acrescentou sobre a busca por qualidade: “A indústria procura um grão de melhor qualidade e a gente está sempre buscando evolução para trabalhar com materiais de ponta, com mais produtividade e qualidade.”
Com soja e milho, Mato Grosso reafirma seu papel como elo inicial da cadeia produtiva da proteína animal, sustentando frigoríficos, laticínios, granjas e indústrias em todo o país.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






