O primeiro suplente da ex-vereadora Edna Sampaio (PT), professor Robinson Ciréia (PT), avaliou que a cassação da correligionária foi uma jogada política articulada pela base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na Câmara de Cuiabá. Conforme Ciréia, o objetivo foi o de neutralizar lideranças do Partido dos Trabalhadores. O petista apontou que a investigação contra Edna pelo uso irregular da verba indenizatória começou quando a agremiação anunciou que teria candidatura própria ao Executivo municipal nas eleições de 2024 e em oposição à administração atual.
LEIA MAIS: Robinson Ciréia afirma que assume cadeira de Edna com missão de regulamentar uso da VI
"A minha avaliação é dentro do que o partido fez. Esse processo, na mesma semana que nós, do partido, aprovamos uma resolução dizendo que a administração do Emanuel é idefensável, afirmando que somos oposição a ele e dizendo com todas as letras que teríamos uma candidatura própria. Não deu uma semana, apareceu um escândalo contra a vereadora do PT. Para nós, isso faz parte da política de destruir as lideranças petistas e de que começou (sic) as eleições de 2024", disse Robinson Ciréia à Rádio Cultura, nesta segunda-feira (16).
A suposta "arquitetura" do Palácio Alencastro contra Edna foi formalizada por meio do pedido de cassação apresentado pelo líder do governo, Luís Cláudio (PP). O suplente lembrou que outras solicitações foram protocoladas, no entanto, apenas a do aliado de Emanuel foi aceita pela Comissão de Ética. "Tiveram cinco vereadores que apresentaram. Mas a do líder do prefeito foi a única que a Câmara aceitou", afirmou o petista.
LEIA MAIS: Edna Sampaio é primeira mulher, mas sexta parlamentar de Cuiabá cassada na história
A resolução do PT que teria desencadeado a perseguição de "caça às bruxas" à Edna Sampaio foi orientada pela presidente nacional, Gleisi Hoffmann, que esteve em Cuiabá à época. "Há uma vontade de segurar o Partido dos Trabalhadores. Independente do caso que aconteceu, é uma questão política eitoral. Começaram as eleições 2024", encerrou Ciréia.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.