O primeiro suplente da vereadora Edna Sampaio (PT), professor Robinson Ciréia (PT), disse que toma posse assim que for convocado. O petista também afirmou ao HNT que a orientação do partido é para que ele edite um projeto de lei regulamentando o uso da verba indenizatória (VI) do chefe de gabinete na Câmara de Cuiabá. Segundo Ciréia, essa é se tornou uma questão de honra ao partido, para impedir que outros parlamentares percam seu mandato a partir do uso político do recurso.
"O que a gente conversou hoje é que, se não cair judicialmente essa decisão de hoje (cassação), eu tomo posse na terça-feira e vou fazer um mandato do PT. Esse mandato, uma das coisas que a gente está dialogando, é pensar num projeto de lei que regularize a VI. Agora, para nós, virou um ponto de honra organizar isso, para que não aconteça o uso político da VI para tirar o mandato de mais ninguém", declarou Robinson Ciréia com exclusividade à reportagem.
Edna Sampaio foi cassada por unanimidade no plenário em sessão desta quarta, após um longo processo disciplinar na Comissão de Ética, que investigava o uso indevido da VI destinada à chefia de gabinete.
LEIA MAIS: Mandato de Edna Sampaio é cassado por unanimidade pela Câmara de Cuiabá
Seu suplente já assumiu a cadeira de vereador em 2022, quando Edna se licenciou para concorrer como deputada estadual.
Ciréia é curitibano e está em Cuiabá desde 1980. Ele é formado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, desde sua juventude, atua na militância do PT.
Durante os meses que esteve como vereador, apresentou seis indicações, nove projetos de decreto legislativo, sete projetos de lei, dois requrimentos de audiência e um requerimento de informações. Deste montante, foi criada a Lei nº 6.376, que regulamenta o transporte remunerado privado individual de passageiros e foram aprovadas cinco concessões de honrarias.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.