Sexta-Feira, 20 de Março de 2020, 18h:31

Tamanho do texto A - A+

Novo decreto municipal fecha comércio, igrejas, bares e restaurantes

Por: JOELMA PONTES

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Prefeito (MDB) decretou situação de emergência devido a pandemia do coronavírus e medidas temporárias serão aplicadas aos estabelecimentos da Capital, seguido as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) que consideram o isolamento social a principal estratégia de prevenção.

Davi Valle

Emanuel Pinheiro decreto

 

No documento consta o fechamento de shopping centers, restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres, templos religiosos, academias, clubes e similares, além de feiras livres e exposições. Postos de combustíveis funcionarão de segunda à sábado, das 7 horas às 20 horas, conforme decreto estadual publicado nesta sexta.

A norma não abrange clinicas médicas e estabelecimento hospitalares, clinicas veterinárias em regime de emergência, supermercados e similares, tais como padarias e açougues, farmácias, funerárias, agências bancárias, distribuidores de água e gás, serviço de segurança privada, serviço de taxi e aplicativos transporte individual de passageiros, lavanderias e serviços de higienização, lojas de materiais de construção.

“Austeridade e seriedade são fundamentais nesse momento. Trabalhamos pautados pela responsabilidade e pelo compromisso. São medidas difíceis, mas essenciais nesse momento em que o isolamento social se faz necessário. Estamos enfrentando uma situação séria e precisamos do apoio da população. Pedimos que as recomendações de higienização sejam seguidas, que evitem aglomerações e que todos se cuidem”, pondera Pinheiro.

A norma também é válida aos servidores públicos que trabalharão de 23 de março a 5 de abril, em sistema ‘home office”, isto é, de casa. Já os servidores da área fim da Saúde, das áreas de fiscalização das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana e Ordem Pública, além dos ligados a serviços essenciais cumprirão expediente normal. Serviços essenciais como coleta de lixo e limpeza, seguem normal.

Upa exclusiva 

Durante o período de enfrentamento ao novo coronavírus, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Verdão será utilizada como estrutura de apoio de leitos para internação de pacientes contaminados. Também estão suspensos os agendamentos e atendimentos dos procedimentos médicos eletivos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

(Com assessoria)

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei



1 Comentários

Teka Almeida - 21/03/2020

A prefeita de Sinop acaba de prorrogar o pagamento do IPTU e o Emanuel Pinheiro não se pronunciou até agora. Não que eu queira, mas é que os bancos para evitar a aglomeração dentro da instituição está limitando a entrada das pessoas e o IPTU não se paga pelo aplicativo, paga-se apenas pelos caixas eletrônicos ou nos caixas. Com isso a aglomeração fica do lado de fora da agencia bancária. E ai pergunto: vai adiar ou vai solicitar ao banco o pegamento pelo aplicativo????!!!!

INíCIO
ANTERIOR
PRÓXIMA
ÚLTIMA