Quinta-feira, 25 de Junho de 2026
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

Política Quinta-feira, 25 de Junho de 2026, 11:18 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Quinta-feira, 25 de Junho de 2026, 11h:18 - A | A

BASTIDORES DO PALANQUE

Júlio chama inauguração de ferrovia em MT de “festa do PT” e minimiza saia justa com ALMT

Deputado estadual justificou ausência de discursos do Legislativo pelo controle do cerimonial da Presidência da República; parlamentar destacou financiamento bilionário do BNDES na obra

BIANCA MORTELARO
Da redação

O deputado estadual Júlio Campos (UB) minimizou o descontentamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) após nenhum representante do Legislativo estadual ter sido convidado a discursar na inauguração do primeiro trecho da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo. Em coletiva realizada nesta quarta-feira (24), Júlio Campos classificou o evento como uma “festa do PT”.

“Foi uma festa mais do PT, do Governo Federal, do que do estado de Mato Grosso. Há de reconhecer. Tanto é que, pelo cerimonial, não constava que foi chamado o ex-governador Pedro Taques, junto do ex-governador Mauro Mendes”, afirmou Campos.

A polêmica surgiu após o cerimonial da Presidência da República assumir o controle do palanque, o que gerou críticas de lideranças locais. O parlamentar justificou o domínio federal na solenidade apontando que, apesar de ser uma obra da iniciativa privada, o aporte financeiro que viabilizou o projeto veio da União.

“O cerimonial foi da presidência da República. É uma obra da iniciativa privada, mas com o financiamento do governo federal, através do BNDES, que foi o grande financiador. A Rumo não tem recursos de 5 bilhões para aplicar numa teoria”, explicou o deputado.

LEIA MAIS: Em meio a racha por vaga ao Governo, Mendes exalta atuação de Jayme por ferrovia estadual

Apesar de reconhecer a hegemonia da esquerda no ato, Campos defendeu que as rusgas de protocolo não diminuem o papel histórico da Assembleia Legislativa, que aprovou as leis necessárias para a criação da ferrovia estadual. Ele elogiou ainda o tratamento recebido pelo vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB).

“Quem comandou foi Brasília. Então, não há porquê reclamar. Eu acho que nem sabia se o presidente Max queria falar também. Eu acho que não. São pequenas coisas que não vêm diminuir o mérito da Assembleia Legislativa, que aprovou a lei criando a Ferrovia Estadual. O presidente Alckmin foi muito simpático conosco, nos tratou com muita fidalguia, sem política, mas há de se entender que todo PT, toda esquerda estava lá presente”, concluiu Júlio Campos.

A inauguração ocorreu no último sábado (20), em Dom Aquino. O evento foi marcado por uma disputa pela "paternidade" da obra, de um lado, o Governo Federal destacou seu papel financiador e regulador, enquanto lideranças estaduais, como o ex-governador Mauro Mendes (UB) e o atual governador Otaviano Pivetta (Republicanos), defendem que o projeto só saiu do papel devido à agilidade e legislação de Mato Grosso, criticando a "morosidade" das instâncias federais.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros