A partir de hoje, 18 de fevereiro, a Polícia Federal, a Agência Brasileira de Inteligência, a Secretaria Extraordinária para a Segurança de Grandes Eventos e o Ministério da Defesa iniciarão esforço conjunto com objetivo de alertar forças de segurança e representantes da sociedade sobre possíveis ameaças relacionadas a ações terroristas durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
As atividades compreenderão ciclos de palestras que abordarão noções do terrorismo contemporâneo, estrutura brasileira de enfrentamento a eventuais ameaças, procedimentos de prevenção adotados internacionalmente e protocolos a serem seguidos pelos órgãos de segurança.
A meta é fazer com que as pessoas envolvidas estejam mais atentas e aptas a detectar e a informar situações incomuns e atitudes suspeitas, multiplicando a capacidade de reação dos órgãos de segurança.
Além de capacitar agentes de segurança pública, a iniciativa denominada “Estágio de Percepção de Ameaças Terroristas” – EPAT permitirá orientar profissionais que exerçam atividades diretamente envolvidas no evento esportivo, como trabalhadores de redes hoteleiras, funcionários de empresas de ônibus e metrô, guardas municipais, integrantes da administração de pontos turísticos, motoristas de táxis e voluntários do Comitê Organizador Rio 2016.
As palestras serão ministradas por militares, oficiais de inteligência e policiais federais que, no futuro, participarão do Comitê Integrado de Enfrentamento ao Terrorismo (CIET), estrutura que reunirá toda capacidade de reação do País às ameaças terroristas durante os Jogos Olímpicos.
O EPAT é resultado do esforço de integração interagências para enfretamento ao terror. As atividades de sensibilização serão iniciadas em São Paulo e serão estendidas a todas as cidades-sede do futebol e ao Rio de Janeiro.
Outras informações podem ser obtidas nas Assessorias de Comunicação dos órgãos envolvidos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Carlos Nunes 19/02/2016
Pois é, dívida que já atinge os 71,5% do PIB, que exige o pagamento anual de 300 BILHÕES só de juros aos banqueiros; rombo nas contas públicas; inflação, recessão e desemprego; mosquito da dengue trazendo uma das pragas do Egito; roubalheira desenfreada; descontrole ambiental com seca...só falta mesmo aparecer o Terrorismo no Brasil - isso nunca tivemos porque o povo brasileiro é pacífico, graças a DEUS. Os países que estão jogando bombas e mais bombas no estado islâmico, exigem que haja uma SUPERSEGURANÇA nas Olimpíadas - temem que venham e acionem algumas bombas. Tem que explicar ao estado islâmico que nós, os brasileiros, não temos nada com isso...resolvam o que tenham que resolver fora do Brasil, por favor. Que DEUS, JEOVÁ, ALLAH (os vários nomes de DEUS) nos proteja.
1 comentários