Após quase cinco horas de buscas dentro Setas (Secretaria de Estado de Ação Social), o Gaeco saiu com dois carros e uma caminhonete abarrotados de documentos apreendidos em diversos setores, principalmente o administrativo. O secretário Jean Estevan evitou a imprensa e saiu pela porta dos fundos do prédio, anexo ao Palácio Paiaguás, sede do governo do Estado.
A operação, denominada “Arqueiro”, começou por volta das 13h30 e se encerrou às 19h50 desta terça-feira. Nem membros do Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado) ou servidores da Setas falaram com jornalistas sobre a operação Arqueiro.
|
Logo ao chegarem à Setas, por volta das 13h30, agentes do Gaeco se reuniram com o secretário Jean Estevan, de portas fechadas. A imprensa foi proibida de entrar no local. A operação, batizada de Arqueiro, foi efetivada para combater fraudes em licitação para capacitar prestadores de serviços.
Documentos apreendidos são relacionados à gestão da ex-secretária Roseli Barbosa, esposa do governador Silval Barbosa. Roseli comandou a pasta de abril de 2010 a fevereiro deste ano. A suspeita é de que há fraude em convênios para capacitação profissionais, inclusive de outras secretarias. Quatro computadores já foram apreendidos.
|
As suspeitas recaem ao Instituto Concluir, dirigido por Aroldo Portela. A empresa já esteve envolvida em um polêmico caso, o das apostilas. O conteúdo foi considerado ofensivo à população de vários municípios entre eles Poconé e Cáceres.
Em comunicado, o Ministério Público afirma que o Gaeco já identificou a participação de nove pessoas no esquema. Os nomes dos envolvidos serão divulgados após o oferecimento da denúncia. O alvo são documentos contábeis, licitatórios, de liquidação e de prestação de contas referente a convênios firmados entre o Estado e Institutos de fachada para realização de cursos profissionalizantes.
Atualizada às 19h55
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Pardal 30/04/2014
É uma pena que esteja acontecendo essas coisas com o Lar das Crianças, e a Setas, onde a seriedade do trabalho deixou a desejar. Agora a Direção do Lar das Crianças tem de responder por tudo isso, o Ministério Público já está fiscalizando ao rigor da Lei....
Oliveira 29/04/2014
Os principais problemas que estão ocorrendo no Lar da Criança estão enumerados abaixo: 1 - número insuficiente de enfermeiro, apenas 01 (um) por plantão; 2 - repouso inadequado, não há respeito pelo horário de descanço determinado por lei, ou seja, prejudicando a qualidade de vida da equipe de enfermagem; 3 - inexistência da autonomia do enfermeiro enquanto profissional da assistência; 4 - inexistência de estrutura para repouso da equipe de enfermagem, provocando-os problemas de saúde, o repouso está sendo realizado em cadeiras inapropriadas em colchões dos próprios funcionários. Foram encontrados no local animais pessonhentos, tais como, aranhas caranguejeiras e lacraias; 5 - não é respeitada a escala de plantão do Adauto, como também, alterações de escalas de serviços, desta forma, retirando a autonomia da equipe de enfermagem; 6 - inexistência de normas e rotinas e protocolos de atendimento; 7 - o local para preparação de medicamentos é precário; 8 - reavaliação pela diretoria da proibição parcial, ou estudos de casos a casos sobre trocas de plantões entre funcionários; 9 - melhorar o relacionamento interpessoal entre os responsáveis da administração com a equipe de saúde, evitando maiores constrangimento (assédio moral); 10 - deminuição da equipe de enfermagem, devido desvio de função, alguns deles trabalhando como cuidadores; 11 - intervenção de outros funcionários não habilitados dando pitacos em relação à prescrição de medicamentos e nos trabalhos da enfermagem; 12 - realização de reuniões com a equipe de enfermagem com a responsável técnica; e 13 - falta de médicos no período noturno e nos finais de semana provoca diminuição no número de Técnico de Enfermagem internamente no Lar da Criança.
2 comentários