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Política Quinta-feira, 17 de Março de 2022, 14:50 - A | A

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Quinta-feira, 17 de Março de 2022, 14h:50 - A | A

PRAZO DE DOIS ANOS

Consórcio Construtor BRT vence licitação para executar obras do modal entre Cuiabá e VG

Resultado da licitação foi homologado nesta sexta e deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado

DA REDAÇÃO

Processo licitatório da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) para implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande foi vencido pelo Consórcio Construtor BRT, da capital paulista, com uma proposta de R$ 468.031.500.  Ainda não há data para assinatura do contrato. 

A concorrência foi realizada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), do tipo menor preço. No RDCi, a empresa vencedora ficará responsável pela elaboração do projeto e, depois, pela execução da obra, que tem um prazo de dois anos para ser concluída após o seu início.

A empresa vencedora é liderada pelo grupo Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A que, segundo edital,  irá construir 46 estações e três terminais. Dentro do valor da obra ainda está inclusa a construção de um viaduto para passagem do BRT na rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, uma nova ponte sobre o rio Coxipó, a criação de um parque linear na avenida do CPA, a requalificação do Largo do Rosário e demais adequações no trânsito.

Segundo a Sinfra, todas as obras de infraestrutura realizadas anteriormente para o VLT serão aproveitadas.

Ainda conforme a Pasta, entre as vantagens do BRT está uma tarifa mais acessível em relação ao VLT, a possibilidade de expansão para outros regiões e um custo menor de construção. Além disso, os demais ônibus de Cuiabá e Várzea Grande poderão utilizar o novo corredor, trazendo melhorias para a mobilidade urbana da região.

IMBRÓGLIO

Recentemente, entidades ligadas ao setor ferroviário que defenderam a retomada imediata das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Para as entidades, a proposta do governo, pela implementação BRT não melhora a mobilidade urbana.

Em carta, as entidades acusam que o custo do BRT será praticamente o dobro do que foi anunciado pelo governo. As entidades afirmam que, ao final, serão gastos com R$ 820 milhões com as obras e o custo final para o passageiro será de R$ 5,70 -- e não de R$ 3,04.

A Sinfra, contudo, rebateu dizendo que o investimento público na compra de ônibus e baterias não será transferido ao usuário do transporte coletivo. "A tarifa de R$ 3,04 do BRT leva em conta o custo operacional de manutenção, administração, entre outros, relativos ao modal, mesmos parâmetros utilizados para calcular a tarifa de R$ 5,28 referente ao VLT", diz trecho de nota. 

 

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Carlos Nunes 17/03/2022

Pois é, há tempos um site da Capital fez uma reportagem com uma cartomante médium, e ela afirmou: VLT não sai. Ela acertou na mosca, o VLT não andou 1 metro. Agora é a hora de chamar de novo essa cartomante, e perguntar: E o BRT? Sai ou não sai? A obra no papel é uma beleza, mas na prática vai desagradar muito gente....os comerciantes, os prestadores de serviços, os motoristas, etc. vão penar 2 anos. Onde tem os canteiros da Obra para tudo...os clientes não podem estacionar pra ir na empresa, aí vão comprar noutro bairro. Fora o trânsito, já caótico nessas regiões, que vai piorar. Além disso no Brasil, uma obra começa com uma avaliação dos custos, que modificam no meio da obra, e ainda mais no fim. Tomara que dê certo.... mas é melhor consultar a cartomante. Cadê ela?

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