Os 27 vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá realizam as sessões ordinárias exclusivamente em formato virtual, a partir desta quinta-feira (19). A medida, anunciada pela presidente Paula Calil (PL) é temporária e é realizada devido o avanço das obras de modernização e acessibilidade da Casa, que ocorrem desde dezembro, e agora avança, para o Plenário da Deliberações “Paulo Borges”. A previsão é que as atividades presenciais sejam retomadas até o final deste mês. Assista ao final.
De acordo com a presidência, a reforma foca na atualização tecnológica e na segurança estrutural do prédio. "Eu acredito que em torno de 10 dias a gente tenha conseguido finalizar essa parte do plenário. Então é por um período muito pequeno, mas nós precisamos nos prevenir de forma adequada.", defendeu Calil.
As principais melhorias detalhadas incluem a substituição do painel central por um modelo mais adequado e instalação de dois painéis laterais auxiliares. Também haverá intervenção na acessibilidade, com a readequação das laterais do plenário para eliminar degraus e facilitar a locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em sessões solenes.
O mobiliário fixo dos vereadores e o piso atual serão mantidos por estarem em bom estado, haverá apenas a substituição de cadeiras danificadas. Além da revisão completa da rede elétrica, iniciada ainda em dezembro.
A presidente Paula Calil informou que, desde o início dos trabalhos em dezembro até meados de fevereiro, o montante investido nas obras de manutenção e elétrica soma R$ 594 mil. Mesmo com as portas fechadas para obras, Calil garante que a produção parlamentar continua.
As sessões virtuais serão transmitidas em tempo real pelos canais oficiais da Casa, como o Youtube, incluindo o andamento da CPI da CS Mobi 2.0 que já está em curso.
LEIA MAIS: Câmara de Cuiabá adota sessões virtuais durante período de reforma
ASSISTA:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





