Mayke Toscano/Hipernotícias |
![]() |
Ao menos 40 servidores da Câmara de Vereadores de Cuiabá foram demitidos nesta quarta-feira (30), totalizando 100 exonerações em novembro. Os funcionários de cargos comissionados foram desligados de gabinetes e das secretarias do Legislativo.
O número de exonerações atinge 23,8% dos funcionários da Casa. São 420 servidores entre os de carreira e os que têm indicações políticas.
As demissões foram anunciadas em outubro passado pelo presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), e vai promover uma redução de gastos de aproximadamente R$ 1 milhão ao ano. Os demitidos não serão contratados no próximo ano, como de praxe acontece no Legislativo.
A direção da Casa promete convocar a partir de fevereiro os aprovados no concurso público, que está sendo realizado pela Câmara. A primeira fase do concurso, a prova escrita, foi realizada no domingo passado (27). A meta é concluir as demais etapas até janeiro.
A realização do concurso foi uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Há mais de uma década que não é realizado concurso público para o Legislativo Municipal e todas as demandas da Casa são feitas por indicações políticas.
A direção da Câmara trabalha com a expectativa de convocar pelo menos 98 servidores a partir de fevereiro. Os demais aprovados ficarão no cadastro reserva.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.