Um empresário de 53 anos e a gestora de um centro de recuperação para dependentes químicos, de 44 anos, foram presos em flagrante nesta terça-feira (23), durante a Operação Gateiro, após a Polícia Civil identificar fraudes em medidores de energia elétrica em Várzea Grande. As investigações também levaram à apreensão do celular de um eletricista suspeito de instalar esquemas de desvio de energia em empresas da região.
A operação foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG) para combater o furto de energia elétrica, conhecido como "gato", e é um desdobramento da Operação Curto-Circuito, realizada em 2025, que revelou um esquema de adulteração de medidores em estabelecimentos comerciais da região metropolitana.
A primeira ação da operação cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de um técnico eletricista, de 54 anos, em Cuiabá. Segundo a investigação, ele é apontado como responsável por instalar um sistema clandestino de desvio de energia em uma empresa do ramo de carnes, localizada em Várzea Grande.
Durante a busca, os policiais apreenderam o telefone celular do suspeito, que será periciado para auxiliar no avanço das investigações e identificar possíveis novos envolvidos.
Na sequência, equipes da Polícia Civil, com apoio da Energisa e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), realizaram fiscalizações em empresas dos setores de bebidas, alimentação e em uma instituição de recuperação para dependentes químicos.
Em um restaurante localizado no bairro Jardim Eldorado, os policiais constataram que o medidor de energia havia sido fraudado. O proprietário foi preso em flagrante pelo crime de estelionato.
Outra fraude foi identificada em um centro de recuperação para dependentes químicos, no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da entidade também recebeu voz de prisão em flagrante. De acordo com a Polícia Civil, ambos os presos são reincidentes em crimes relacionados à fraude de energia elétrica.
Segundo o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG, a operação busca atingir não apenas quem utiliza a fraude, mas também os responsáveis pela instalação dos sistemas clandestinos.
"Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos, que causam prejuízos milionários às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade", afirmou.
As investigações continuam e novas diligências poderão ser realizadas para identificar outros envolvidos no esquema.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.








