A vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio (PT) e o Partido dos Trabalhadores ajuízaram ação contra a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Saúde pelas aglomerações registradas no Centro de Eventos do Pantanal, onde acontece a imunização contra a Covid-19. No documento, assinado na última quinta-feira (25), a vereadora pede a descentralização da vacinação na Capital.
O pedido foi motivado depois que o sistema de agendamento apresentou instabilidades, o que levou um número excessivo de pessoas a comparecerem ao centro de vacinação na última quarta-feira (24). Uma notícia falsa também colaborou para a aglomeração.
Na peça, os requerentes citam que esteve no Centro de Eventos do Pantanal e verificou a veracidade da situação. Disse ainda que as pessoas aguardaram por mais de 2 horas na fila e que houve "extrema desorganização" na aplicação dos imunizantes.
"Ou seja, Excelência, paradoxalmente, a Prefeitura de Cuiabá, bem como a Secretaria Municipal de Saúde, responsáveis pela vacinação e zelo da saúde dos cidadãos, estão promovendo aglomeração e submetendo os idosos à uma situação de violação à sua dignidade da pessoa humana", diz trecho.
Nesse sentido, defende que o ato abusivo e coator se revela pela centralização da vacina no Centro de Eventos do Pantanal, pela não adesão ao sistema de vacinação via drive-thru, conforme tantas e tantas cidades pelo Brasil afora.
Também cita a indisponibilidade de servidores para o controle da fila, para cumprir com a imperiosa observância do distanciamento social, evitando, desta forma, aglomerações e longas horas de espera para atendimento.
Por isso requereu concessão de medida liminar em caráter de urgência para que a gestão municipal se abstenha de promover aglomerações no centro de vacinação, devendo tomar todas as mdidas necessárias para manter o distanciamento e isolamento social de todos que receberão a vacina, sob pena de multa diária.
Também pede a imediata descentralização da vacinação do município de Cuiabá e a implementação do sistema de vacinação via drive-thru, evitando que idosos permaneçam em pé na fila de espera por várias horas e novas aglomerações nos pontos de vacinação.
Outro lado
A reportagem procurou a Prefeitura de Cuiabá que ainda não emitiu posicionamento sobre o assunto.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.