Justiça Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020, 14:23 - A | A

Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020, 14h:23 - A | A

PRESIDENTE E VICE

Maria Helena Póvoas é eleita presidente do TJMT; Maria Aparecida será vice

RAYNNA NICOLAS
REDAÇÃO

Duas mulheres ocuparão os principais cargos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) no próximo biênio (2021-2022). As desembargadoras Maria Helena Póvoas e Maria Aparecida Ribeiro foram eleitas, nesta quinta-feira (16), para os cargos de presidente e vice-presidente da Corte, respectivamente. Para o cargo de corregedor geral foi escolhido o desembargador José Zuquim Nogueira, com 18 votos. 

Alan Cosme/HiperNoticias

desembargador Maria Helena Gargaglione Póvoas

Maria Helena Póvoas, eleita presidente do TJMT.

A eleição para os cargos de diretoria no TJMT aconteceram após um embate judicial travado no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dois desembargadores do Tribunal, Sebastião Moraes e Juvenal Pereira, questionaram o dispositivo que permitiu a reeleição na Corte. Segundo as alegações, a emenda regimental aprovada em setembro ia contra a Lei Orgânica da Magistratura (Loman). 

LEIA MAIS: CNJ proíbe reeleição de presidente do TJ e dá prazo de 25 dias para eleição

No dia 9 de novembro, os conselheiros do CNJ reconheceram as argumentações dos magistrados e suspenderam a possibilidade de reeleição aos cargos de diretoria. Com isso, o atual presidente do TJMT, Carlos Alberto Rocha, ficou de fora da disputa. 

Maria Helena Póvoas era cotada como prefeira à presidência do Tribunal, mas negou que tivesse recebido o apoio do desembargador Carlos Alberto da Rocha. 

Também concorreram ao cargo de presidente os desembargadores Juvenal Pereira da Silva, Luiz Ferreira da Silva e Sebastião Moraes. 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros