Após conclusão de inquérito da Polícia Civil, a 7ª Vara Criminal de Cuiabá recebeu denuncia contra o ex-procurador do Estado Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, o 'Chico Lima', por corrupção passiva. O processo é derivado de investigações da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários, inicialmente no âmbito da 'Operação Sodoma'.
Em 2012, uma transação de R$ 1 milhão entre o ex-procurador e um grupo de policiais levantou suspeitas das autoridades. O dinheiro teria sido pago a Chico Lima como contrapartida ao auxílio que o ex-procurador, à época responsável pelos pareceres de interesse do governo, teria prestado ao grupo na emissão de cartas de crédito.
Posteriormente, o ex-secretário de Estado César Roberto Zilio, que fazia a defesa do grupo de policiais, teria negociado a venda das cartas de crédito a outro escritório de advocacia, que fez o pagamento em dois cheques, um deles no valor de R$ 1 milhão, destinado a Chico Lima a título de comissão.
Para dissimular a origem do dinheiro, o ex-procurador trocou o cheque em uma empresa, cujo dono também era sócio-proprietário de uma factoring. Em contrapartida, o ex-procurador recebeu diversos outros cheques em nome de outras pessoas físicas.
Após a conclusão das investigações, ex-procurador foi indiciado pela prática do crime de corrupção passiva, cuja denúncia foi oferecida ao Ministério Público e recebida pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.