A aplicação da inteligência artificial (IA) em serviços de ouvidoria foi o tema central da terceira edição do Tricotando sobre Ouvidoria, realizada nesta quinta-feira (18) pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento online reuniu 254 representantes de ouvidorias públicas estaduais e municipais, com apresentações, debates e exercícios práticos sobre o uso da tecnologia no atendimento ao cidadão.
Organizado pela Ouvidoria Geral do TCE-MT, em parceria com a Escola Superior de Contas, o encontro teve a participação de representantes de quase 100 municípios.
Na abertura, o secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Nilson Bezerra, destacou a relevância da tecnologia para fortalecer as ouvidorias e aprimorar os serviços públicos. O secretário-executivo da Ouvidoria Geral, Américo Corrêa, ressaltou que o uso de ferramentas digitais pode dar mais agilidade às equipes e otimizar os recursos disponíveis.
O superintendente regional da Controladoria-Geral da União (CGU) em Mato Grosso, Ricardo Plácido, classificou a iniciativa como inovadora, ressaltando o potencial da IA para gerar resultados de acordo com o nível de conhecimento aplicado.
Durante o encontro, foi apresentada a plataforma Platão, desenvolvida pelo TCE-MT para agilizar processos internos, dar mais eficiência à fiscalização e ampliar a segurança no uso de dados públicos. A ferramenta, baseada em IA generativa, é de uso interno e busca apoiar a tomada de decisões estratégicas na gestão pública.
O evento também contou com palestras sobre boas práticas no uso de prompts e discussões sobre a importância de parcerias institucionais para fortalecer as ouvidorias.
Criado em 2023, o Tricotando integra o projeto Ouvidoria para Todos, voltado à capacitação e integração das ouvidorias públicas de Mato Grosso, com apoio institucional da CGU e base na Lei 13.460/2017, que estabelece o Código de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.