O PNL serve para planejar o futuro da infraestrutura de transportes do Brasil a longo prazo, integrando todos os modais (rodoviário, ferroviário, hidroviário, aéreo) para reduzir custos, aumentar a eficiência, diminuir a emissão de poluentes, garantir o escoamento da produção e o deslocamento da população. O trabalho conjunto entre Ministério dos Transportes e o Ministério de Portos e Aeroportos serve como parte dos guias para investimentos e modernização do setor, com metas que se estendem até 2050.
A avaliação elencou 12 problemas abrangentes que afetam todo o sistema de transportes, entre eles a concentração no modal rodoviário, a baixa integração entre modais, a falta de segurança pública, a escassez de mão de obra e limitações institucionais à multimodalidade. A avaliação também chama a atenção para a vulnerabilidade da infraestrutura a eventos climáticos extremos, como as enchentes no Rio Grande do Sul e as secas severas que atingiram o Norte nos últimos anos.
No transporte de cargas, o PNL mapeou problemas específicos em três eixos principais. No escoamento para exportação, com foco na origem, foram identificados 18 problemas. No escoamento para o mercado doméstico, também na origem, outros 23. Já no eixo de abastecimento interno, com foco no destino, foram apontados 13 problemas.
No transporte de passageiros, a avaliação incorporou, pela primeira vez no PNL, a análise da intermodalidade. Foram identificados três problemas de saturação de eixos consolidados e quatro relacionados à falta de acessibilidade. O diagnóstico destaca a saturação aeroportuária e rodoviária, além da competição entre modais. Também foi apontada a exclusão territorial, sobretudo do Norte, em razão da carência de infraestrutura e da baixa oferta de voos regionais.
Metodologia
A avaliação integra o Planejamento Integrado de Transportes (PIT) e tem como diretriz a busca por uma matriz mais equilibrada, com incentivo à intermodalidade e ao uso de modos com maior eficiência operacional e econômica. O trabalho consolida o diagnóstico de problemas, deficiências e oportunidades do sistema de transportes brasileiro a partir de dados do ano de 2023.
A avaliação foi estruturada em quatro etapas: obtenção de insumos, formação do diagnóstico, definição de objetivos de atuação e construção do cenário-meta. Para embasar as análises, foram realizadas 95 entrevistas com empresas e associações dos setores produtivo e de transportes, além de um survey que obteve 460 respostas. O estudo utilizou o modelo de simulação da Infra S.A. e contou com entrevistas em todos os 27 Estados.
Os resultados do diagnóstico subsidiam a definição do cenário-meta do PNL 2050, cujos indicadores passam a orientar metas do PIT. Durante o evento de apresentação, foi assinada portaria que abriu consulta pública sobre o relatório da avaliação. A consulta será entre esta sexta-feira, 19, e 18 de janeiro do próximo ano, por meio da plataforma Participa + Brasil.
(Com Agência Estado)
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