As Feiras da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária têm se consolidado como espaço de comercialização e fortalecimento da economia local em Cuiabá. Em 2025, foram realizadas 17 edições nas principais praças centrais da capital, movimentando aproximadamente R$ 850 mil em vendas de produtos de agricultores familiares, artesãos e empreendedores da gastronomia.
Organizadas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, as feiras ocorreram na Praça Alencastro (nove edições), Praça da República (seis) e Praça Ipiranga (duas). A maioria foi realizada às segundas-feiras, ampliando oportunidades de negócios em dias de menor fluxo para o comércio tradicional.
Em 2026, houve alteração nos dias de realização, atendendo a pedidos dos feirantes. Testes iniciados em dezembro mostraram boa aceitação, e duas edições já ocorreram neste novo formato. A Praça Alencastro recebe nesta terça-feira (20) a 11ª edição, das 7h às 17h.
Segundo o coordenador de feiras da Secretaria de Agricultura, Luís Alberto, os expositores avaliam positivamente o espaço da Praça Alencastro, destacando maior rotatividade de produtos. A possibilidade de concentrar as edições nesse local está em análise.
Além da geração de renda, as feiras contribuem para a valorização dos pequenos produtores, incentivam práticas sustentáveis e aproximam consumidores da produção local. Para o secretário de Agricultura, Vicente Falcão, os resultados reforçam o papel das feiras como política pública de impacto social e econômico em Cuiabá.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

