Cidades Quarta-feira, 17 de Agosto de 2011, 13:30 - A | A

Quarta-feira, 17 de Agosto de 2011, 13h:30 - A | A

FALTA DE RESPEITO

Avenida do CPA é onde menos os motoristas respeitam o trânsito

Todos os dias percebe-se que a via mais importante de Cuiabá é onde os motoristas não têm o mínimo de respeito ao pedestre e a fiscalização de trânsito é inoperante

 

Mayke Toscano/Hipernotícias

Calçadas da Avenida Rubens de Mendonça viram estacionamento de carros e até caminhoões e não há fiscalização da SMTU

 

Uma das mais importantes vias em Cuiabá, a Avenida Rubens de Mendonça (CPA), é onde mais se percebe que motoristas e motociclistas cometem mais infrações no trânsito e desrespeito às normas de convivência com os pedestres. A todo instante pode-se ver carros estacionados na calçada, veículos avançando sinaleiros, motocicletas trafegando na contramão e locais destinados ao passeio público.

Fiscalização é ausente onde mais ocorrem delitos de trânsito, alguns de extrema gravidade, que é estacionar em cima da calçada. O trecho entre o viaduto, perto da Polícia Federal, até o Pantanal Shopping há maior concentração de veículos.

Na calçada do hotel Paiaguás, donos de carros sentem-se à vontade e estacionam os veículos na calçada. Para passar por ali, pedestres fazem malabarismo e caminham na pista de rolamento.

Moradora na avenida há 50 anos, a professora aposentada Nauva Silva, 55 anos, diz que no trânsito motoristas não respeitam os pedestres. “Tá tudo errado, está vendo este carro (na calçada), não tem respeito. Já assisti a vários acidentes aqui nesta avenida é só ficar aqui uma ou duas horas”.

O cinegrafista Julinei Ribeiro, 23 anos, também compartilha o pensamento que o trânsito em Cuiabá está muito ruim. “Aqui está péssimo para atravessar. Aqui o semáforo (faixa em frente ao hotel Paiaguás) é só para pedestre, mas muitos motoqueiros passam direto. Cada um quer chegar em casa depressa e o outro quer entregar a encomenda mais rápido”, desabafa.

OBSERVAÇÃO

Em apenas uma hora, a reportagem observou motoristas furando o sinal e fazendo outras infrações no trânsito. Um estudo realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aponta que a malha viária de Cuiabá comporta apenas 100 mil veículos.

Atualmente, a frota de Cuiabá, registrada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), é de 300 mil veículos. O diretor de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito Transportes Urbanos (SMTU), Jackson Messias, quando questionado sobre ações para impedir que infrações nessa avenida disse: “Existem vários pontos de conflito na Avenida do CPA, uma delas é a região dos bancos do Brasil e Itaú. Infelizmente não temos efetivo para tantos espaços, por isso fazemos fiscalização volante”.

O Conselho Nacional de Trânsito orienta que para mil carros deveria ter pelo menos 1 agente de trânsito trabalhando. A cidade de Cuiabá possui somente 45 servidores, os chamados “amarelinhos”, que trabalham apenas seis horas do dia para fiscalizar mais de 300 mil veículos, fora os carros e motos com placas de Várzea Grande e de outros municípios do interior e de outros estados.

“Deveríamos ter 300 agentes para a frota de 300 mil. Cuiabá não foi planejada, por isso os problemas de carros bloqueando calçadas e esquinas. É um mau hábito do motorista e isso se muda com educação e fiscalização”, avalia Messias.

O diretor de Trânsito da Capital também dispara críticas ao Detran, dizendo que se trata de um primo rico e que somente o departamento pode ajudar a minimizar os problemas do trânsito na Capital.

“Temos falta de efetivo e o Detran não tem nenhum agente na rua. Precisamos de agentes nas ruas, trabalhando. Quantas pessoas foram autuadas pelo bafômetro? Nenhuma. O Detran tem que contribuir porque eles têm mais recursos que a gente, ficamos com o bolo menor”, declarou.

Messias lembra que a única fonte de recurso da SMTU é das multas aplicadas e que de certa forma não é suficiente para a contratação de mais efetivo. Até o dia 15 de agosto, segundo o diretor Jackson Messias, foram aplicadas pelos amarelinhos, 15 mil multas em grandes vias de Cuiabá.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

augusto 14/11/2011

Isso aqui os perebas dos vereadores não vê e não cobra da prefeitura,os perebas só querem saber de falar do Eder.

João Augusto 24/08/2011

Sou morador da Av.CPA e TODO DIA a imprudência reina no local! Não existe fiscalização em Cuiabá! Estamos entregues!!!! SOCORRO!!!!!!!!

2 comentários

1 de 1

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros