A coluna teve acesso a um vídeo que mostra o jovem Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, que sumiu durante trilha rumo ao Pico Paraná, ponto mais alto do Sul do Brasil, chegando ao hospital acompanhado por equipes de resgate. Ele foi localizado com vida, nesta segunda-feira (5/1), após cinco dias desaparecido.
Na imagem, é possível ver Roberto deitado em uma maca, sendo retirado de dentro de uma ambulância pelos bombeiros, vestido com calça jeans e camiseta. Apesar de estar sendo carregado, ele não parece ter lesões significativas.
Quando foi achado, o jovem estava em uma fazenda próxima às montanhas que compõem o Pico. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros local, coronel Antônio Hiller, detalhou que o desaparecido saiu da mata em direção a uma central de geração de energia, conhecida como CGH, situada na fazenda que fica no Vale do Cacatu, em Antonina.
“Havia bombeiros nossos, que já pernoitaram algumas noites, descendo o vale em direção justamente a essa CGH, então o Roberto estava um pouco à frente das nossas equipes. Possivelmente, se ele não tivesse saído e tivesse continuado descendo o vale nossas equipes encontrariam ele nos próximos dias ou horas”, disse.
O SUMIÇO
Roberto desapareceu na manhã da última quinta-feira (1º/1), quando se separou do grupo durante a descida da trilha.
Desde então, buscas terrestres e aéreas vinham sendo realizadas em uma área considerada extremamente técnica, marcada por mata fechada, trechos íngremes, penhascos, escadarias de pedra, grampos metálicos e mudanças bruscas de clima.
O desaparecimento levou o Instituto Água e Terra (IAT) a restringir temporariamente o acesso ao Parque Estadual Pico Paraná, justamente para evitar riscos adicionais e facilitar o trabalho das equipes de busca.
A Polícia Civil acompanhava o caso e havia aberto procedimento para apurar as circunstâncias do desaparecimento, tratado inicialmente como um incidente em ambiente natural.
O Pico Paraná, com 1.877 metros de altitude, é conhecido por exigir alto preparo físico e experiência em montanhismo.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

