Foi encontrado na manhã desta segunda-feira (5/1) Roberto Farias Thomaz (foto em destaque) – o jovem de 19 anos que desapareceu no Pico Paraná, ponto mais alto do Sul do Brasil, enquanto fazia uma trilha na companhia de uma amiga. O homem foi achado com vida após cinco dias na mata. A informação foi confirmada à coluna pela Polícia Civil do Paraná.
Roberto havia desaparecido durante trilha realizada após a virada do ano, quando subia a montanha acompanhado de uma amiga, identificada como Thayane Smith. À coluna o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) informou que o jovem foi localizado em Antonina e será levado ao hospital da cidade.
As buscas pelo jovem mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros, de grupos especializados em resgate em áreas de difícil acesso e de voluntários experientes na região da Serra do Ibitiraquire.
O DESAPARECIMENTO
Roberto sumiu na manhã da última quinta-feira (1º/1), quando se separou do grupo durante a descida da trilha.
Desde então, buscas terrestres e aéreas vinham sendo realizadas em uma área considerada extremamente técnica, marcada por mata fechada, trechos íngremes, penhascos, escadarias de pedra, grampos metálicos e mudanças bruscas de clima.
O desaparecimento levou o Instituto Água e Terra (IAT) a restringir temporariamente o acesso ao Parque Estadual Pico Paraná, justamente para evitar riscos adicionais e facilitar o trabalho das equipes de busca.
A Polícia Civil acompanhava o caso e havia aberto procedimento para apurar as circunstâncias do desaparecimento, tratado inicialmente como um incidente em ambiente natural.
O Pico Paraná, com 1.877 metros de altitude, é conhecido por exigir alto preparo físico e experiência em montanhismo.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.


