Domingo, 03 de Agosto de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,54
euro R$ 6,43
libra R$ 6,43

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,54
euro R$ 6,43
libra R$ 6,43

Artigos Sábado, 02 de Agosto de 2025, 16:44 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Sábado, 02 de Agosto de 2025, 16h:44 - A | A

JOÃO HENRIQUE FARIA

O caminho da convivência saudável

Quem ficar fora de sintonia com a nova realidade do mercado do Marketing Político, tende a caminhar só.

JOÃO HENRIQUE FARIA

Existem profissões nas quais o nível de concorrência é altíssimo, até mesmo desleal. Mas em outras, a busca da profissionalização, da troca de informações e o entendimento de que há espaço pra todo mundo é a tônica. O Marketing Político caminha para isso. Com a cabeça nos desafios de campanhas e mandatos, estamos abrindo frentes, apostando cada vez mais na formação e no fortalecimento por meio de eventos que se consolidam e por organizações que buscam aglutinar conhecimento na área.  

A ALCATEIA POLÍTICA SE SOMA À FORÇA INSTITUCIONAL DO CAMP  

No final de 2021, nós da Alcateia Política nos juntamos com este espírito. Trocar ideias, informações, formatar negócios e buscar uma inserção maior no mercado. Quase quatro anos depois, acumulamos campanhas, produtos – a exemplo do AlcateiaCast –, um blog democrático, onde estabelecemos um rodízio de autores para as publicações e a parceria de diversos veículos de comunicação, a exemplo do Portal F5 Paraíba.

Espalhamos, hoje, nossos artigos, além da Paraíba, para os estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.  Ao final de 2024, mais precisamente em novembro, decidi, sob a tutela dos amigos Rodrigo Mendes e Celso Lamounier, ingressar no Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP) e iniciei, na Alcateia Política, a campanha “Alcateia agora também é CAMP”.

Hoje, tá faltando apenas um lobo pra trilhar o mesmo caminho. E está sendo, para todos, um momento de crescimento, participando ou simplesmente acompanhando as discussões de alto nível que ocorrem nos grupos de WhatsApp, envolvendo pessoas históricas de nossa propaganda e de nosso marketing político, bem como uma juventude engajada e muito conhecedora dos novos processos vindos das redes sociais e da chamada inteligência artificial. Este mês, participei como jurado do 4º Prêmio CAMP da Democracia, o que pra mim foi uma honra.

EVENTOS MARCAM UM NOVO TEMPO, COM MUITA TROCA DE CONHECIMENTO  

No dia 26 de abril, em Belo Horizonte, decidi encarar, na marra, por minha empresa, a Fator Inteligência e Marketing, a realização de um evento voltado para o governamental. Foi uma luta danada, mas também foi um sucesso o Marketing 360 para Mandatos BH. Colocamos 165 pessoas no auditório do CREA-MG. Algumas pessoas não acreditavam: “Os mineiros são complicados. Evento pago. Sei não”. Pois bem.

O resultado foi tão bom, que agora juntaram-se a mim o Rodrigo Mendes (RMR Consultoria), Juarez Guedes (Agência Seleta) e Marcello Natale (bn3) para fazer o Marketing 360 para Mandatos SP. Rodrigo e Juarez estiveram em BH, como palestrantes.

O evento vai ser no dia 8 de agosto agora, uma sexta-feira, de 8 da manhã às 8 da noite. Uma verdadeira imersão, no auditório da Associação dos Auditores Fiscais do Estado de São Paulo (AFRESP), rua Brigadeiro Luiz Antônio, 4.843, Jardim Paulista, SP (Capital). Em Minas, foram 12 palestrantes.

Em São Paulo serão 18 dos maiores craques em Marketing Político Eleitoral e Governamental do Brasil, incluindo meus parceiros de Alcateia Política, Nilson Hashizumi e Christian Jauch. Caberia muito mais gente aí. Quem sabe da próxima programamos uma super imersão de dois ou três dias. Loucura, loucura, loucura.  

INSPIRAÇÃO VEIO DO COMPOL, PIONEIRO NOS EVENTOS COLETIVOS

Guarde este nome: Marcello Natalle. O cara é maluco, no bom sentido – se é que existe mau sentido pra maluco. “De perto, ninguém é normal”, certo?  Criou o Compol Brasil, um evento que abraça o país inteiro.

Primeiro em suas versões estaduais – participei, ano passado, em Goiânia (GO). Este ano, fiz minha palestra, em junho, no primeiro dos três dias do Compol Brasil, em Florianópolis, por onde passaram mais de 150 palestrantes. Meu parceiro de Alcateia, Nilson Hashizumi, também foi palestrante.

É um trem, como diríamos nós, mineiros, impressionante. Centenas de pessoas distribuídas por várias plateias em vários palcos. Foi junto com o Summit. Só pro Compol Brasil eram três palcos. O melhor do evento: a camaradagem. Todo mundo se apoiando, se conhecendo e fazendo muito, mas muito network.  

E assim todo mundo vai se juntando. São muitas as atividades que envolvem a Comunicação Política. E os profissionais precisam sempre uns dos outros. Agora, cada um soma a sua experiência às experiências dos demais e vamos construindo um novo universo profissional.   Pra quem quiser, as portas estão abertas. É só entrar.  

JOÃO HENRIQUE FARIA é mineiro. Cataguasense. Consultor Político. Estrategista. Jornalista. Professor Universitário. Proprietário da Fator Inteligência e Marketing, empresa há 21 anos no mercado, especializada em Marketing Político Eleitoral e Governamental. Foi Estrategista e/ou Coordenador em mais de 100 campanhas eleitorais para o Executivo e Legislativo. Trabalhou por 11 anos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É cofundador da Alcateia Política. Membro do CAMP (Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político). Professor universitário desde 1991, coordenou o primeiro curso de pós-graduação em Marketing Político do Brasil, na Escola do Legislativo da ALMG. Hoje está à frente da disciplina “Comunicação e Marketing Político - Eleitoral e Governamental”, na pós-graduação em Comunicação Pública e Governamental da PUC Minas e coordena consultorias para prefeituras e câmaras municipais no campo do Diagnóstico Organizacional, Planejamento e Comunicação e Marketing. Criou e é um dos organizadores dos seminários “Marketing 360 para Mandatos”.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros