Divulgação |
Era preciso um basta! Já vem de longe o estado de coisas em que a classe operária e estudantil, principalmente, se veem expostas a todo tipo de humilhação e angústia originadas pela insensibilidade, pelo descumprimento de princípios legais da parte de empresas que operam no sistema. Descumprimento de horários, panes mecânicas, superlotação, desconforto pelas condições precárias do ônibus, desrespeito às normas do trânsito, mau atendimento pela má formação de motoristas ou cobradores e indiferença às sinalizações de passageiros nos pontos são algumas das infrações e métodos que ocorrem a todo momento. Com a lei sancionada, parece que esses procedimentos irregularidades terão a condição de “dias contados”.
Por essa iniciativa do Executivo e outras já tomadas, parece que hoje a concepção de que empresários do setor financiaram [ou que financiam] campanhas políticas a troco de operar como bem entenderem se dilui e vaza ralo abaixo. Enfim, para bem geral do usuário, pela primeira vez, de forma prática, a administração pública sinaliza fortemente para por os serviços de exploração de transporte coletivo na direção certa, ou na via moral, consoante as obrigações sociais e legais a que estão obrigadas as empresas, que devem se conduzir dentro das regras no contexto de transporte de passageiros.
Nos seus primeiros 365 dias à frente do Executivo, o prefeito Mauro Mendes optou pelas obras não físicas, como quem prefere se ocupar de editar medidas para ter condições para trabalhar com regras definidas e bases construídas daqui para frente.O disciplinamento do setor de transporte coletivo urbano é um comando sensato e correto, pois o sistema operando como quer e precisa o usuário, não como querem as empresas, configura um dos principais fatores que deve ter uma cidade na oferta de garantias sociais e cidadania ao seu povo.
Na avaliação do primeiro ano de Mendes, a criação da empresa de saúde, que deve estancar a sangria provocada pela ineficiência do atendimento, melhoramento urbano, lançamento de parques temáticos, valorização de servidores, melhor ordenamento do trânsito, inclusive com apreensão de veículos estacionados irregularmente, disciplinamento do sistema de transporte coletivo são algumas mostras de que o gerenciamento da cidade merece uma boa nota. Resta esperar pelos efeitos dessas e todas essas medidas nos próximos meses.
*JORGE MACIEL é jornalista do Hipernoticias
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
ricardo 08/01/2014
Uma boa visão, afinal não se pode cobrar resultados imediatos. mauro vem bem à frente da prefeitura, mas vamos esperar
1 comentários