A vereadora por Cuiabá, Maysa Leão (Republicanos), fez críticas veladas à organização do jogo da Seleção Brasileira realizado na Arena Pantanal, nesta quinta-feira (12). A parlamentar usou a experiência do filho João Leão, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para falar sobre inclusão. O menino não conseguiu ficar até o fim da partida por conta do desgaste para encontrar lugar para sentar, pois as cadeiras não estavam marcadas e o barulho da torcida incomodava.
"Ontem não foi legal para o Joãozinho. Fomos ver a seleção na Arena, estamos acostumados a levar o João, mas a dinâmica de ontem não favoreceu e ele desregulou. Por conta de não terem lugares marcados, chegamos 2 horas e 30 minutos antes do jogo, tinha uma caixa de som bem acima da nossa cabeça, os lugares já estavam praticamente todos ocupados… As pessoas gritaram muito mais antes do jogo do que durante, porque geralmente os gritos de torcida ele dá conta", relatou a parlamentar.
Segundo Maysa, seu filho começou a chorar minutos antes do início do jogo e, junto com seu esposo, percebeu que se tratava de uma "crise sensorial". A solução encontrada pelo casal para evitar mais sofrimento ao menor foi "levá-lo para a casa da avó".
"O Matheus decidiu levá-lo para casa, porque, se ele ficasse ali, iria desregular de vez. E ele ficou triste, porque teve receio de o pai não conseguir voltar para o jogo", contou a vereadora.
A crise sensorial é comum em portadores do TEA. Geralmente, ela ocorre em locais com sons intensos, expondo a pessoa com espectro autista a uma sensação de desconforto. Uma das alternativas apontadas pela parlmentar para amenizar a situação seria a utilização de "abafador de ruídos".
"Eu fico despedaçada por dentro, porque não queria que ele passasse por esse sofrimento", desabafou Maysa Leão.
A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Cultura e Esportes, responsável pelo espaço da Arena Pantanal, para obter algum posicionamento a respeito da organização do estádio pensando nas pessoas com TEA em dias de evento, mas não obteve retorno até a publicação da matérai. O espaço segue aberto.
VEJA
Ver essa foto no Instagram
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Francisco Gomes 13/10/2023
Antes era o deputado agora usa o filho para aparecer na mídia? Tem que tomar vergonha na cara e apresentar projetos para a sociedade. Afinal nós que pagamos seu salário de glamour.
1 comentários