Após o não comparecimento do empresário Marco Polo de Freitas Pinheiro na oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Paletó nesta quarta-feira (27), o comitê da Câmara Municipal votará sobre a possível convocação da cunhada do prefeito da Capital Emanuel Pinheiro (MDB), Bárbara Pinheiro.
A ausência de Marco Polo, que é irmão do prefeito, se deu sob a prerrogativa de que parentes próximos aos investigados não são obrigados a comparecerem às oitivas, como explicou a defesa do empresário.
Diante da situação, o vereador de oposição Felipe Wellaton (Cidadania) apresentou um requerimento para que a cunhada de Pinheiro preste depoimento. Bárbara atualmente é secretária de Recursos Humanos na Casa de Leis.
“Popó”, como é popularmente conhecido Marco Polo, foi convocado a depor após ser citado pelo prefeito à época em que Pinheiro foi flagrado recebendo maços de dinheiro de origem suspeita em 2013. Na posição de deputado estadual na época, Pinheiro disse que o montante seria referente ao pagamento de uma dívida da empresa de pesquisa de seu irmão.
Com a ausência de Popó sob a premissa de grau de parentesco com a parte investigada, Wellaton entrou com requerimento para que a cunhada de Pinheiro preste declarações na CPI, uma vez que ela é sócia da empresa de pesquisa. O pedido foi protocolado na terça-feira após a defesa apresentar a recusa de comparecimento.
“Foi recepcionado e autuado no processo agora, no qual ele [Wellaton] solicitava a convocação da sócia proprietária da empresa, que é a senhora Bárbara Pinheiro. Então, esse requerimento foi recebido pela CPI e nós vamos agendar a deliberação sobre ele, já que na data de hoje era a oitiva do senhor Marco Polo Pinheiro e todos os requerimentos são recebidos pela CPI e agendados com uma data para deliberar oficialmente sobre os requerimentos agendados”, disse o vereador Marcelo Bussiki, presidente da CPI.
A apresentação do requerimento não garante que Bárbara prestará depoimento, uma vez que o pedido precisa ser aprovado em votação. No curso previsto da CPI, o ex-deputado José Geraldo Riva deverá comparecer à Câmara para oitiva na próxima quarta-feira (03).
“Está agendada a oitiva do senhor José Geraldo Riva, que é ex-deputado estadual. Nós estamos buscando a citação dele. Já fomos cinco vezes a sua casa, inclusive na data de ontem, foi agendado um horário para ele receber a citação da CPI, mas chegou no horário ele não estava. A gente vai continuar dando prosseguimento para que no dia três de junho ele possa estar presente e trazer mais esclarecimentos quanto ao suposto ‘mensalinho’ qu ocorreria na Assembleia Legislativa e Emanuel Pinheiro seria um dos beneficiários”, finalizou Bussiki.
CPI do Paletó
O vídeo no qual Pinheiro é flagrado recebendo maços de dinheiro foi anexado à delação do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa na Procuradoria-Geral da República. Segundo o ex-chefe do Executivo estadual, o dinheiro recebido pelo então deputado estadual era propina.
Leia mais:
Irmão de prefeito não prestará depoimento à CPI do Paletó
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.