Em meio à ofensiva pública do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), contra uma eventual aliança entre PL e MDB em Mato Grosso, o vereador Rafael Ranalli (PL) saiu em defesa da possibilidade de composição. Para ele, se a decisão partir da direção nacional, o partido no Estado deve seguir a orientação e trabalhar em conjunto. Ranalli ainda citou a deputada estadual Janaína Riva (MDB) como um nome viável para disputar o Senado ao lado do deputado federal José Medeiros (PL).
Segundo o vereador, a parlamentar tem se posicionado em pautas ligadas à direita, como a defesa da pena de morte, além de carregar um capital político próprio que poderia atrair segmentos do eleitorado não alcançados isoladamente pelo PL.
“Eu sou favorável a seguir os encaminhamentos que Brasília nos der. Se a aliança nacional mandar com o MDB, eu quero voto conosco. Eu sou soldado do PL. Se vier essa ordem, vou cumprir”, afirmou.
O vereador também vê a disputa dentro do PL como parte de uma briga maior. Segundo ele, o espaço na chapa com Medeiros ao Senado é cobiçado não apenas por Janaina, mas também pelo governador Mauro Mendes, que mesmo sendo do União Brasil, é visto por parte do partido como nome competitivo para compor a majoritária ao lado de Medeiros.
NO 7 DE SETEMBRO
O embate sobre PL com o MDB, começou com a participação de Abilio durante a manifestação 'Reaja Brasil', na Praça do Choppão, no domingo (7), o prefeito disse que o grupo irá apoiar mulheres genuinamente de direita e não "novos Fávaros", fazendo uma referência ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), que se aproximou os bolsonaristas quando concorreu ao Senado, mas depois se aliou à esquerda.
Na ocasião, ele ainda citou as bandeira que Janaina vem defendendo, mas reforçou que o MDB está no centro e, enquanto esteve na Câmara dos Deputados, a bancada emedebista não acompanhava as votações defendidas pela extrema-direita.
Em 2026, os eleitores de MT irão eleger dois senadores. Janaina sinalizou estar aberta a negociação com o deputado federal José Medeiros (PL), aposta dos bolsonaristas ao cargo.
LEIA MAIS: Abilio enfrenta Wellington para minar união do MDB com PL ao Senado em MT
VEJA VÍDEO:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.