O presidente do PL em Cuiabá, Dito Lucas, afirmou ao HNT com exclusividade que o partido se reúne nesta quarta-feira (28) para definir quem assumirá a cadeira do vereador Chico 2000 (sem partido) na Câmara: o primeiro suplente e secretário municipal de Relações Institucionais, Fellipe Corrêa, ou o segundo suplente Rafael Yonekubo.
Dito Lucas é favorável que Fellipe continue na secretária para não desfalcar a gestão do prefeito Abilio Brunini (PL), alvo de críticas em 2025 pelas mudanças frequentes no alto escalão. Além disso, conforme o presidente, ao enviar Rafael o partido investe na formação de um "novo quadro para futuras batalhas políticas".
LEIA MAIS: Após operação, Câmara avalia convocar suplente de Chico 2000
"Acredito que o Fellipe está fazendo um trabalho na Prefeitura e como é um afastamento da entender que é um afastamentro temporário, não sei quais as providências que o colegiado da Câmara vai tomar, mas seria importante que o Rafael assumisse nesse período que pode ser um período curto de um mês ou dois meses", declarou Dito Lucas à reportagem.
Chico 2000 ficará afastado, inicialmente, por 60 dias. Para essa quantidade de dias, não é obrigatória a convocação de suplente. Porém, a presidente Paula Calil (PL), junto da Mesa Diretora, podem optar pelo chamamento extraordinário se for identificado que a ausência de Chico promova prejuízos às atividades do Legislativo. Devido Paula estar filiada ao PL, a tendência é que a presidente convoque para beneficiar o partido.
"Não sei como ficará isso pois não é a gente que controla. Mas acredito que se pudesse da oportunidade ao Fellipe e o Rafael assumir pois o Fellipe continuaria com as atividades dele lá. Pra nós, é importante mais um quadro político da direita, seria importante estarmos formando novos quadros", disse Dito Lucas.
O vereador afastado pela Justiça no âmbito da 'Operação Gorjeta', que investiga supostos desvios de emendas parlamentares, não compõe mais o quadro do PL. O partido entregou a carta de desfiliação sem o risco de perder o mandato a Chico assim que a 'Operação Perfídia' foi deflagrada em abril de 2025. Mesmo coberto pela carta, Chico fez uma solicitação formal de desfiliação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) para garantir sua permanência na Câmara.
Dito Lucas pontuou que embora não esteja mais filiado ao PL, a legislação determina que os suplentes convocados sejam do partido a qual Chico 2000 foi eleito. Portanto, Fellipe ou Yonekubo é que têm a prerrogativa de assumir durante a licença.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





