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Política Quarta-feira, 06 de Abril de 2016, 14:11 - A | A

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Quarta-feira, 06 de Abril de 2016, 14h:11 - A | A

CPI DA COPA

Líder do governo acredita que propina do VLT foi paga na compra dos vagões

FERNANDA ESCOUTO

O líder de governo na Assembleia Legislativa, deputado Wilson Santos (PSDB), afirmou que a propina denunciada pelo lobista Rowles Magalhães, no valor de R$ 80 milhões, pode ter saído da compra dos vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A fala foi feita durante o depoimento do ex-secretário Maurício Guimarães, da Secopa, à CPI das Obras da Copa. 

 

Karen Malagoli / ALMT

mauricio guimarães - CPI da Copa

Após depoimento de Guimarães, Santos acredita que propina do VLT foi paga em sobrepreço na compra dos vagões 

Conforme dados levantados pela CPI, o desconto global oferecido pelo Consórcio VLT Cuiabá foi de aproximadamente 9%, o que fez com que o valor orçado pelo Estado para o VLT caísse de R$ 1,6 bilhão para R$ 1,4 bilhão. Alguns itens da lista de produtos que deveriam ser adquiridos, no entanto, tinham valores superiores ao inicialmente estimado, como é o caso dos vagões, que acabaram custando cerca de R$ 88 milhões a mais que o previsto.

 

“Na planilha, no item vagões foi colocado R$ 88 milhões a mais e quando Rowles diz que ele passou uma propina com mais de R$ 80 milhões, pode se levar à conclusão que foi justamente neste item vagões que se tirou o dinheiro para pagar propina a não sei quem”, disse Wilson.

 

Em resposta, o ex-secretário afirmou que este aspecto não foi observado, porque o contrato se deu diante do preço final da implantação do modal e não de suas etapas separadamente.

 

Guimarães ainda se isentou de culpa, pontuando que todas as tabelas de preços passaram por fiscalização de órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a antiga Auditoria Geral do Estado (AGE), que possuíam profissionais atuando dentro da Secopa, e nenhuma orientação foi feita no sentido de que a contratação precisaria ser revista.

 

TROCA DO MODAL

Em depoimento à CPI das Obras da Copa do Mundo de 2014, o ex-secretário afirmou que a motivação para a mudança do Bus Rapid Transit (BRT) para VLT veio após a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, à época presidida pelo ex-deputado José Riva (sem partido).

 

“O governo pressionado politicamente pela Assembleia Legislativa conseguiu ser vencido. O Executivo se dobrou à Casa, que fez de conta que investigou as obras. A ALMT teve 11 deputados estaduais que dizem ter acompanhado as obras da Copa”, disse Wilson, destacando que a troca de modal foi somente para desviar dinheiro público.

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Carlos Nunes 06/04/2016

Desta vez o Wilson Santos foi um bidu...advinhão. Depois que o Dr. Ruy Ohtake, especialista em VLT, disse aqui mesmo que...para fazer a obra do VLT BEM FEITA vai demorar mais de 4 anos, de acordo com matéria do site olhardireto, quem compraria as composições do VLT ,apressadamente? Em 4 anos, as composições já estariam DEPRECIADAS e OBSOLETAS. O site issoenoticia mostrou uma foto do VLT comprado para as Olimpíadas, que é bem melhor. Máquina é assim mesmo, a cada ano, o modelo já supera o do ano anterior, é igual comprar carro - o modelo 2016 é bem melhor do que o 2015, melhor que 2014, e assim vai. O Fantástico, na matéria Cadê o Dinheiro que estava aqui, mostrou depoimento do Eder Moraes, dizendo que levaria propina de R$ 5 Milhões na compra do VLT, e mais R$ 5 Milhões na Arena Pantanal. Até hoje a PF está correndo atrás para saber a conjugação correta do verbo: levaria ou levou? E quem levaria ou levou mais?

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M. Mattos 06/04/2016

Acho que o escândalo do VLT só terá solução se passar para as mãos da Operação Lava Jato do Juiz Sérgio Moro. Precisa levantar tudo direitinho e meter todos os envolvidos na cadeia se é que já não tem alguns presos, porem de outras falcatruas. Dá nojo e vergonha tanta bandalheira junta em todos os níveis da administração federal, estadual e municipal, até o menor dos bandidos que ajudam os corruptos e corruptores e fica tudo por isso mesmo.

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2 comentários

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